Nesse sentido, muito pode ser feito pelos gestores visando impulsionar o desenvolvimento de inovações na empresa. Independentemente do tamanho da sua empresa, você pode começar explorando o potencial criativo dos seus colaboradores e seu conhecimento sobre clientes, concorrentes e processos. Mas além disso, a chave para suportar este processo é estabelecer um clima organizacional favorável.
Comumente as empresas atuais não são as mais hospitaleiras para pessoas que possuem uma visão incomum de algo. Em contrapartida, para inovar é necessário algo novo. Sendo assim, não importa o quanto as organizações afirmam que são inovadoras. O que realmente importa é a capacidade dos colaboradores em introduzir e desenvolver novas ideias na organização.
A inovação é mais sobre pessoas ou processos?
No final das contas precisamos unir os dois. Pessoas talentosas podem ser prejudicadas por processos ruins. Da mesma forma, processos inteligentes podem não ser o suficiente para colaboradores sem o ímpeto da mudança. Mas além disso, estabeleça um clima orientado para inovação, pois assim as ideias serão desenvolvidas por meio dos processos, da colaboração entre as pessoas e pelo ambiente.
Tenha um ambiente favorável. Comece com a pergunta: “Se eu fosse um dos colaboradores da minha empresa, me sentiria motivado a propor alguma inovação?” As ideias são desenvolvidas somente quando o ambiente permitir seu crescimento. Estabelecer uma aproximação dos níveis hierárquicos pode gerar legalidade dos colaboradores em desenvolver novas ideias. Além disso, o ambiente físico da sua empresa deve refletir esta aproximação. Minimize a distância entre as pessoas, estimule o trabalho em equipe e a criatividade.
Colaborar para inovar. A capacidade de inovação das empresas resulta essencialmente do aprendizado adquirido, seja do ambiente externo ou interno. Promover a interação das pessoas dentro da organização e com agentes externos, oportuniza o acesso a novas informações e consequentemente o aprendizado. Desta forma, além de incentivar a colaboração entre os colaboradores, a empresa deve integrar fornecedores, clientes e outros agentes externos no processo de inovação.
Inovação requer processo. Basicamente a inovação ocorre por meio de etapas reconhecíveis. Na fase inicial combina-se a insatisfação com o status quo e a inspiração de dentro ou de fora da organização. Posteriormente, temos a invenção da solução e sua adoção externa. Apesar das etapas facilmente reconhecidas, cada empresa desenvolverá seus processos de maneira singular. Entretanto, a organização deve compreender em uníssono a forma prática de desenvolver ideias. Ter um processo de inovação reconhecido pelos colaboradores ajuda na performance da organização em desenvolver ideias como um tudo. Além disso, o processo de inovação em uma empresa torna-se mais eficaz quando há uma liderança que incentiva e orienta os colaboradores.
*Rodrigo Peter Schilling é fundador e CEO da Effortt Brasil
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…