A responsabilidade é dos clientes ou das empresas? Seria fácil apenas apontar o dedo para o responsável e exigir que ele apenas se adapte, mas a verdade é um pouco diferente do que imaginamos. Para responder essa questão, um contexto precisa ser analisado. Diariamente, senhas e dados pessoais vazam na internet. De acordo com o site Breach Level Index, desde 2013, mais de 14 bilhões de dados foram vazados ou perdidos.
Para as pessoas e empresas, a preocupação com a proteção de dados virou um imperativo e, em boa hora, o Brasil já está a caminho para a implementação da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A lei abrange não somente um nível mais rigoroso no tratamento das informações que as companhias possuem sobre seus clientes, como também aumenta a interação, direitos e demandas entre empresas/fornecedores e seus consumidores/clientes.
A menos de 10 meses para entrar em vigor, a nova lei faz com que as empresas comecem a repensar em um zelo maior pelas informações que seus clientes fornecem. Esse caminho está sendo trilhado a passos lentos. Um levantamento da Serasa Experian**, realizado este ano, mostra que 85% das empresas brasileiras afirmaram que ainda não estão preparadas para a LGPD. Por isso, os próximos meses serão cruciais para planejamentos e adequações. Para atingir integralmente todas as obrigações e normas de proteção de dados, os pontos de atenção abaixo devem ser observados:
Diante disto, não é somente responsabilidade das empresas se adequarem à LGPD. Os consumidores também têm papel fundamental e precisam de um alto nível de comprometimento para que essas mudanças aconteçam. Esse trabalho em equipe deve se fazer presente no dia a dia para alcançar, assim, a segurança que as pessoas tanto buscam nos dias de hoje.
*Por Gil Torquato, CEO do UOL DIVEO
**A Serasa Experian realizou a pesquisa em março de 2019 e ouviu executivos (gerentes, diretores e C-level) de 508 companhias de diferentes portes e segmentos no Brasil.
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