Notícias

Quase 80% da alta liderança tem pouca familiaridade com o mundo digital

Em uma rodada de avaliações que envolveu 30 mil profissionais de 25 países (Brasil incluso), a consultoria Foxize descobriu que, entre presidentes e altos-executivos, 78% dos respondentes tinham pouca ou nenhuma ideia sobre como eram conduzidos os negócios on-line.

Fundada na Espanha, a empresa conta com um teste que mede os conhecimentos dos participantes sobre o mundo digital, analisando as informações que o público dispõe sobre áreas como internet e comunicação em tempo real.

Apesar da aplicação do teste ser algo recente no país, ela aponta a realidade de que alguns C-levels  não entendem conceitos mais estruturados de frentes de negócios cruciais para a empresa.  Essa lacuna já começa a ter consequências na carreira: já existem exemplos de profissionais que acabaram deixando posições estratégicas e bem remuneradas por não conseguirem se adequar às demandas da nova economia.

Baixas analógicas

A reportagem feita pel’O Estado de S.Paulo sobre os resultados da consultoria trouxe depoimentos de executivos cujas empresas enfrentaram rotatividade por conta da mudança digital. David Laloum, presidente da agência de publicidade Young & Rubican,  contou que 70% da equipe foi mudada nos últimos três anos, por conta de um movimento adotado pela companhia de se envolver mais em iniciativas que usassem tecnologia e inovação.

Já Alberto Saraiva, fundador do Grupo Habib’s, precisou demitir boa parte da antiga liderança do setor de TI: “O meu diretor anterior era um profissional muito bom, mas tinha um pensamento muito analógico”, disse o executivo para a reportagem.

Mas  o relatório tem um lado otimista: enquanto apenas o 22% dos diretores e presidentes possuem familiaridade com as novas mídias, esse percentual atinge 74% em posições no nível de gerência. Ou seja: maior proximidade entre as duas áreas pode minimizar as diferenças.

Conectados e precavidos

De acordo com a pesquisa, os profissionais entre 35 e 45 anos são os mais bem avaliados na pesquisa. Isso porque o estudo não mede apenas o quão bem o profissional entende sobre o funcionamento de alguma tecnologia, mas também avalia a noção que a pessoa tem sobre segurança digital e importância de proteger suas informações na web — cuidado que nem sempre existe nas gerações mais jovens.

Para quem ficou curioso sobre como esse teste é construído, o da Foxize disponibiliza uma versão mais curta e em espanhol de diversas avaliações, como cultura digital, Inbound Marketing e E-commerce.

 

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago