Qualcomm estabelece joint venture para produzir chips para servidores

A Qualcomm está ampliando sua atuação para além do mercado de chips para smartphones. A companhia baseada em San Diego selou recentemente um acordo com a província chinesa de Guizhou para formar uma joint venture que produzirá chips para servidores.
De acordo com os termos da parceria, a Qualcomm ficará com 45% do empreendimento e o restante ficará sob a responsabilidade de Guizhou. Ambas as partes farão aportes financeiros para o início das operações e esse montante pode chegar a US$ 280 milhões.
De acordo com Anand Chandrasekher, responsável pela unidade de servidores da Qualcomm, a melhor maneira de entrar no mercado chinês era por meio de uma joint venture. “Vemos o mercado da China como o segundo maior em servidores em 2020 e também o mais crescente atualmente”, completou.
A Qualcomm está com planos de expansão para além do seu mercado de chips para smartphones, em que a empresa está enfrentando crescente concorrência e queda nas vendas. Em outubro passado, a fabricante enviou amostras de chips para servidores para clientes potenciais.
Ainda de acordo com Chandrasekher, esse mercado é uma oportunidade de US$ 15 bilhões.