Notícias

Qualcomm compra Wilocity, líder em tecnologia gigabit wireless

A Qualcomm confirmou nesta quarta-feira que está concretizando a compra da empresa israelense Wilocity, líder no desenvolvimento de chipsets wireless de 60 GHz baseados no padrão IEEE 802.11ad, conhecido pela sigla WiGig®. A tecnologia permite implementar conectividade multi-gigabit wireless em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, dando-lhes capacidade transferir streaming de vídeo 4K e grandes volumes de dados quase instantaneamente. 

A empresa também anunciou hoje o lançamento de uma família de plataformas tri-band que combinam as soluções Atheros (Qualcomm), Wi-Fi® e WiGig para aumentar significativamente a performance de aplicações wireless. A primeira plataforma tri-band tem design de referência baseado no processador Qualcomm® Snapdragon™ 810, a primeira plataforma mundial móvel a suportar WiGig para permitir aplicações como streaming de vídeo 4k e compartilhamento de grandes volumes de dados entre dispostivos em segundos.

O valor da transação não foi divulgado, mas em meados de maio as
especulações sobre a compra calculavam o valor da operação em 300
milhões de dólares.

A compra deverá dar impulso ao padrão WiGig IEEE 802.11ad. Segundo a Qualcomm, a tecnologia de 60 GHz traz velocidades multi-gigabit para os dispositivos móveis com melhor uso da energia, o que atende os desafios das aplicações de próxima geração. Com a integração da WiGig nas suas plataformas móveis a Qualcomm promete dispositivos móveis com acesso praticamente instantâneo à nuvem e, com isso, menos sobrecarga à rede celular.  

A tecnologia 60 GHz complementa o Wi-Fi tradicional com zonas de conectitividade ultra-high-speed. A plataforma tri-band Wi-Fi do Qualcomm
Atheros integra a performance multi-gigabit do padrão 802.11ad (WiGig) operando no espectro de banda de 60 GHz, com o padrão 802.11ac, que opera com banda de 5 GHz, e o padrão 802.11b/g/n na banda de 2,4 GHz. “Quando combinados, os padrões  11ad e 11ac criam a solução wireless mais poderosa e  eficiente do mercado”, diz a companhia.

“A WiGig terá um papel importante na estratégia da Qualcomm de oferecer smartphones, tablets e recursos computacionais cada vez mais sofisticados para suportar aplicações de alta velocidade como vídeo 4K”, disse Amir Faintuch, presidente da divisão Qualcomm Atheros.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago