Qual o segredo para redesenhar negócios a partir da tecnologia?

A afirmação de que toda empresa será de tecnologia já tem sido amplamente citada por especialistas. Ou seja, companhia cada vez mais baseiam seus serviços com tecnologias e os exemplos não estão distantes: Uber, Netflix, Airbnb etc.

Mas os presidentes de empresas tradicionais estão atentos a esse cenário? Como redesenhar os negócios a partir de tecnologia?

As perguntas foram temas de discussão de painel no IT Forum Expo 2017, nesta terça-feira, no Transamérica Expo, em São Paulo.

Para Cleber Morais, presidente da Schneider Electric, a chamada transformação digital é questão de sobrevivência. “Nenhuma indústria pode dizer que a digitalização não está afetando seus negócios”, afirmou o executivo, que cita a própria Schneider Electric como exemplo. “Somos uma empresa com 170 anos de vida e que vive um desafio de transformar modelo de negócios.”

Gil Torquato, presidente do UOLDiveo, diz que essa fase é apenas o começo de uma grande revolução e que seu papel como provedor é apoiar o CIO a alcançar soluções inovadoras. “Nossa demanda hoje é muito mais consultiva e cada vez mais nos colocamos no papel do próprio cliente para buscarmos soluções”, comentou.

Indústria de TI em foco

Mas qual setor tem sido mais impactado pela digitalização? Para Luciano Corsini, presidente da DXC, a indústria de TI é a que tem sido mais desafiado neste processo. “Nós lidamos com todos os setores”, justificou. “Do ponto de vista de transformação e desafio, nosso setor, que tem o papel de liderar a transformação, é o que está sendo mais desafiado para levar a todas as outras indústrias soluções para se manter competitivo no mercado”, completou.

Claudio Raupp, general manager da Hp Inc, concorda com Corsini com relação ao momento da própria indústria, e cita também o setor de telecomunicações como avançado no processo. “É um setor que se viu ameaçado por voz e Skype, e hoje vende mais dados do que nunca”, comentou.

Estágios de outros setores

Raupp citou também o setor de varejo, com o avanço com estratégias ominichannel. Já Ricardo Bloj, presidente da Lenovo, por sua vez, lembrou do setor da indústria de manufatura, com projetos de Indústria 4.0, além da saúde e financeiro, com a disrupção trazida por fintechs. “Todos estão sendo desafiados e o desafio é aplicar e sair do smart device para nuvem e siglas e organizar todas essas ideias”, afirmou Bloj.

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