Qual é o seu diferencial? Confira dicas para aumentar a competitividade

A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado potencial, de acordo com seus objetivos estratégicos, para a qual é operacionalizada.
Para uma organização obter sucesso e resultados satisfatórios do ponto de vista econômico, suas ações precisam estar alinhadas com estratégias de competitividade que sejam eficientes. Afinal, aumentar a competividade empresarial pode ser a chave do sucesso nos negócios.
Pensem comigo. O que faz com que duas organizações concorrentes do mesmo setor tenham resultados diferentes, no que refere-se à inovação e à evolução no mercado? Na verdade, há empresas que são capazes de criar constantemente novos produtos, de conquistar novos mercados e continuar a crescer. Listei abaixo alguns pontos/questionamentos para que possamos refletir e sanar quando o assunto é Go to Market – Aumente sua Competitividade:
- Preço: a sua empresa fornece os mesmos produtos que a concorrência a um valor inferior?
- Novidade: os produtos e serviços da sua empresa satisfazem um conjunto novo de necessidades dos clientes?
- Performance: a sua empresa melhora significativamente produtos e serviços já existentes?
- Conveniência: a sua empresa torna as coisas mais convenientes ou fáceis de usar?
- Customização: os produtos e serviços da empresa atendem às necessidades específicas de clientes individuais ou segmentos de clientes?
- Design: os produtos/serviços da empresa possuem um design superior?
- Marca/Status: os produtos/serviços da empresa tem uma marca mais reconhecida pelos consumidores?
- Redução de custos: os produtos e serviços da empresa ajudam os clientes a reduzir os custos?
- Redução de riscos: os produtos/serviços da empresa ajudam os clientes a reduzirem os riscos ao utilizar produtos/serviços semelhantes?
- Acessibilidade: a sua empresa torna produtos/serviços disponíveis para clientes que anteriormente não tinham acesso?
- Know-how específico: a sua empresa faz algo que exige um conhecimento específico que só ela tem?
- Processos: a sua empresa tem algum processo em sua cadeia produtiva, ou na forma de atender o seu cliente, que gere benefícios de agilidade/redução de custo/melhoria da qualidade e impactem diretamente na solução que você entrega para o seu cliente final?
- Modelo de negócios: Você possui diferenciais claros, que seus concorrentes não têm e que são percebidos pelo cliente ao comprar a sua solução em:
- Sua proposta de valor?
- Sua forma de relacionamento com os clientes?
- Sua estrutura de custos?
- Seu modelo de cobrança/receita?
- Os canais pelos quais você entrega a sua solução?
- Parceiros chave que complementam a sua solução?
- Recursos diferenciados que você utiliza para produzir a sua solução?
Alcançar resultados diferentes daqueles já atingidos, aumentar a produtividade e atrair novos clientes em um mercado saturado são conquistas que não podem ser alcançadas por meio de uma receita pronta. Porém, algumas dicas, oxigenar novos conceitos e trocar experiencias podem ajudar sua empresa a aumentar sua receita e competitividade.
*Rodrigo Peter Schilling é fundador e CEO da Effortt Brasil