Lembrando que objetivo está relacionado com aquilo que queremos
alcançar, mas, esse sem um propósito não faz o menor sentido. Até porque
fica muito mais difícil conquistar algo quando isso não está alinhado a
um propósito genuíno e verdadeiro.
Eu não tenho dúvidas que a esmagadora maioria da população tem o
objetivo de ser bem-sucedido, deseja ter e dar conforto aos seus
familiares e ganhar dinheiro. Na atividade empresarial as pessoas também
possuem desejos, como ter sucesso e ganhar dinheiro, o que é legítimo e
podemos classificar como objetivo. Contudo, faço uma pergunta: será que
os propósitos estão alinhados com esses? Será que os comportamentos
dessas pessoas são condizentes com a realidade que os levará a atingir o
objetivado?
Para explicar melhor, gostaria de me ater às questões empresarias,
mais especificamente de focar em uma única atividade, que é o varejo
farmacêutico, no qual estou inserido e no qual consigo observar mais
claramente a dissociação dos objetivos e dos propósitos de uma parcela
significativa dos empresários.
Todos sabemos que o varejo farmacêutico tem experimentado uma
profunda transformação sobre o ponto de vista administrativo. O mercado
tem uma gama muito grande de competidores. Neste início de 2018 existem
no Brasil aproximadamente 83 mil farmácias para uma população de 208
milhões de habitantes. Ou seja, uma farmácia para cada 2.500 pessoas
aproximadamente.
Nesse cenário, os consumidores possuem cada vez mais opções de
estabelecimentos à sua disposição, os preços são pressionados para
baixo e os concorrentes estão cada vez mais profissionalizados
(principalmente se observamos as grandes redes de drogarias que se
espalham por todo Brasil), enfim, são muitos os desafios que o segmento
enfrenta, podendo render longos detalhamentos. Mas, todos direcionam a
um mercado em constante metamorfose.
Assim, pare e pense: se voltássemos cinco ou dez anos no tempo e
fizéssemos a mesma análise sobre o ponto de vista da transformação do
mercado? Não tenho dúvidas que enumeraríamos outros desafios distintos
dos atuais, mas com toda certeza diríamos que o mercado estava
desafiador e que a transformação nunca chegou a níveis tão profundos. Ou
seja, os desafios são outros, mas o mercado de hoje não é nem mais
fácil e nem mais difícil do que foi no passado.
Nessa análise do passado veremos muitos empresários tinham objetivos
de prosperar, entretanto, não tinham como propósitos de vidas
estabelecerem uma gestão profissionalizada, que permitissem atingir os
objetivados. Nesse caso o resultado foi na maioria das vezes a
estagnação. Infelizmente, essa mesma situação podemos observar hoje.
Quantos empresários desejam ter sucesso, mas não fazem nada de concreto
para alcançar esse objetivo?
Sabidamente o sucesso de uma empresa do varejo farmacêutico está num
conjunto de atividades que as diferencia dos demais estabelecimentos.
Todos sabem que é preciso uma grande eficiência na gestão das compras,
mas, só isso não é garantia de sucesso, porque também é preciso ter
eficiência na gestão de custo e vender mais.
Esse conjunto de atividades dita de forma simplista parece ser
acessível a todos os empresários, mas é preciso muito mais que desejo, é
preciso muito mais do que objetivo para ter sucesso: é preciso ter
propósito, só assim todos os desafios que surgirem pela frente serão
enfrentados para alcançar o que almeja.
Assim, de vez de se perguntar nesse início de anos sobre quais são
seus objetivos, acho interessante fazer outras perguntas: Quais são seus
propósitos? Porque e para quê você trabalha? Aonde você quer chegar?
Suas ações e atitudes estão conduzindo você para o futuro que você deseja? Pois, só assim estabelecerá um caminho menos árduo até o desejado.
(*) Edison Tamascia é empresário do setor farmacêutico, presidente
da Febrafar, da Farmarcas e da rede Super Popular, membro efetivo da
Câmara Brasileira de Produtos Farmacêuticos (CBFARMA), da CNC
(Confederação Nacional do Comércio)
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…