Pure Storage incomoda concorrência no Brasil, diz gerente-geral

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11:16 am - 15 de maio de 2015
Há seis meses, Wagner Tadeu assumiu o desafio de erguer e liderar a operação brasileira da Pure Storage, fabricante norte-americana de soluções de armazenamento corporativo em flash que em 2014 registrou crescimento de 300% na receita.

De lá para cá, ele cumpriu com o plano de abrir escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e conquistar os primeiros clientes em solo nacional – um deles a Kalunga. A maior rede de materiais de escritório do País, com faturamento de R$ 1,7 bilhão, recorreu ao storage da fabricante para suportar o crescimento dos negócios.

Com experiência de mais de 20 anos no mercado de TI, sendo 16 deles na empresa de segurança Symantec, Tadeu esteve à frente da operação da NetApp antes da Pure Storage. Na bagagem, trouxe o conhecimento do setor de storage e a vontade de fazer a operação crescer ao lado de sua equipe. “Já estamos dando trabalho para os concorrentes”, afirma.

Em entrevista para o IT Forum 365, o executivo contou as conquistas nesses primeiros meses de Pure Storage, os próximos passos e os desafios de atuar no segmento. Confira abaixo:

IT Forum 365 – O que fez você assumir o desafio de iniciar a operação da Pure Storage no Brasil?
Wagner Tadeu – A Pure Storage tem quebrado paradigmas no mercado, se antecipando à demanda. O programa Forever Flash é um exemplo disso. Ele estende indefinidamente a vida útil de todos os FlashArrays da Pure Storage para clientes novos e existentes – com contratos de manutenção em vigor no momento. Quando o cliente compra o equipamento e depois renova, ele paga o mesmo valor ou até menos. Além disso, os produtos da Pure têm durabilidade de dez anos, rápida instalação e capacidade de armazenar 2 petabytes em pouco mais de meio rack. Algo muito interessante também é a cultura jovem da empresa, dos fundadores aos demais funcionários. Todos eles já levam no corpo a marca da empresa e circulam pelos corredores da matriz em Mountain View, na Califórnia, com roupas na cor laranja [no dia da entrevista, Tadeu também estava com uma gravada laranja, parte do símbolo da companhia].

IT365 – De outubro até hoje, quais foram as conquistas da Pure Storage no Brasil e o que vem por aí?
Tadeu – Tenho o claro desafio de liderar o crescimento da companhia no Brasil, com foco nos segmentos financeiro, provedores de data center, teles, varejo e governo. Já conquistamos alguns clientes, sendo um deles a Kalunga, maior rede de materiais de escritório do País, que demanda consulta rápida de seus milhares de produtos e quer ampliar os negócios. O interessante é que já estamos dando trabalho para os concorrentes. Abrimos três escritórios: um em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Brasília e contamos com equipes locais.

IT365 – Qual o modelo de vendas da Pure Storage no Brasil?
Tadeu – Atuamos por meio de canais. Já temos 14 parceiros, separados em três níveis, mas não buscamos quantidade e sim qualidade. A venda de storage é bastante consultiva e técnica. Por isso, é importante investir também em treinamento. Em abril, capacitamos um grupo de parceiros, inclusive da América Latina, e em breve vamos promover uma nova onda. 

ITF365 – Com a valorização do dólar, vocês temem sofrer impactos negativos nos resultados?
Tadeu – Vamos entrar no mercado ainda com mais força no segundo semestre e já temos projetos em andamento. Com pouco menos de dois meses de empresa em solo nacional, já havíamos vendidos os primeiros produtos. Há uma cautela geral, mas temos uma expectativa muito positiva. Acreditamos muito em nossos diferenciais, não só de produto, como de atendimento e suporte 24×7 em idioma local, e estamos confiantes.

ITF35 – Vocês pensam em contar com fabricação local?
Tadeu – Sim, está nos planos. Já temos assembler [montagem de equipamentos] no Brasil, mas vamos iniciar a montagem dos produtos também por aqui. 

ITF365 – A Pure Storage atua no setor de armazenamento flash. O mercado já entendeu o potencial dessa tecnologia e como usá-lo?
Tadeu – Com certeza. Um desafio que temos é de mostrar que o armazenamento flash não é caro. As revendas geralmente nos perguntam sobre isso e os clientes também. Mas ao fazer um estudo detalhado, conseguimos mostrar os benefícios e o investimento se justifica rapidamente. 

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