Prós e contras dos robôs que conversam com clientes

A sensação é de que estamos falando com uma pessoa, mas, na verdade, é um robô respondendo automaticamente nossas perguntas. Muitos consumidores podem já ter vivido essa situação por conta do crescimento da tecnologia chamada de “Chatbots”.

O crescimento global do mercado de chatbots deve chegar a taxas anuais de 24% até 2025, segundo relatório da Grand View Research. A plataforma permite ao empreendedor uma grande economia, uma vez que equipes de atendimento deixam de ser necessárias.

“Para que funcione é preciso uma série de cuidados sob risco do cliente ficar ainda mais insatisfeito com respostas erradas ou informações padronizadas que não servirão para nada”, afirma a diretora executiva da Trend Marketing, Caroline Brogni.

Por meio da programação feita previamente, os computadores conseguem fazer um orçamento ou responder perguntas que são as mais corriqueiras. “Porém, quando é preciso algo mais específico, o consumidor acaba precisando de um atendimento personalizado. A tecnologia é ótima, mas dependendo da estrutura da empresa é importante manter uma equipe de retaguarda”, completa.

O chatbot é um programa de computador que faz o que é programado. A tecnologia simula uma conversa humana em um chat.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago