Programação massivamente paralela é foco de curso de verão do LNCC

O Laboratório Nacional de Computação Científica criou uma semana intensa de palestras e minicursos sobre computação baseada em GPUs

Author Photo
8:23 pm - 08 de fevereiro de 2017

A programação de cursos de verão do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), que acontece ao longo de fevereiro, escolheu dedicar uma semana toda ao tema da Programação Massivament Paralela, abordanto as tendências, estudos e aplicações da computação baseada em GPU (unidades de processamento gráfico).

A Semana sobre “Programação Massivamente Paralela” (de 13 a 17 de fevereiro) oferecerá ao todo 9 minicursos e 3 Seminários. Entre os palestrantes estão executivos e pesquisadores da NVIDIA, empresa especializada em processadores gráficos e máquinas de inteligência artificial. A participação faz parte da estratégia da companhia de voltar seu foco para a programação via GPU e encontrar novos talentos da tecnologia.

Pedro Mário Cruz e Silva, Arquiteto de Soluções da NVIDIA, falará sobre o NVIDIA DGX SATURNV, que é considerado o supercomputador mais eficiente do mundo dedicado a pesquisa em inteligência artificial e Deep Learning. A empresa também terá pesquisadores dando minicursos sobre as tecnologias de Programação CUDA oferecidas pela companhia.

Outros cursos, para quem se interessa pelo futuro da computação paralela e inteligência artificial, incluem temas como “Introdução à Programação Paralela de Aceleradores em OpenCL”; “Introdução à Programação com OpenAcc”; e “Introdução à Programação com Swift: Workflows Científicos Paralelos”, entre outros.

Os ingressos online para a semana já esgotaram, mas é possível comprar os ingressos no local. Mais informações no site oficial www.lncc.br/verao2017 ou pelo do e-mail verao@lncc.br.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.