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Treinamento gratuito para pequenos empreendedores acontecerá via WhatsApp

A pandemia acelerou a necessidade dos empreendedores se adaptarem à era digital, repensando os processos internos e os canais de venda para o online. Para apoiar micro e pequenos negócios no processo de letramento digital, Artemisia e Accenture criaram o programa JA_É: Jornada de Apoio a Empreendedores(as).

A iniciativa online, conduzida por WhatsApp no período de seis semanas, deve movimentar cerca de 400 empreendedores brasileiros de pequeno porte. A ação irá disponibilizar conteúdos voltados a auxiliar os negócios no processo interno de gestão e vendas em canais digitais.

Leia também: quatro dicas para gerenciar uma equipe híbrida

As inscrições estão abertas até 6 de outubro e podem ser feitas pelo site do programa. Aulas exclusivas com nomes que são referência do ecossistema empreendedor – como Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta e PretaHub – são parte da programação.

Com parceria estratégica da PretaHub e Fundação Arymax; e apoio da Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP), Gerando Falcões e Migraflix, a iniciativa tem o objetivo de dar suporte a dois grupos: empreendedores que atuem em áreas de baixa mobilidade social (periferias e comunidades de baixa renda) e afroempreendedores – ambos com grande potencial de consolidar os negócios no ambiente digital –, para que possam potencializar a digitalização dos próprios canais de venda e modernizar os processos de gestão e produção.

A proposta se baseia na premissa de que, muitas vezes, uma simples reorganização tem potencial para aumentar a produtividade e a eficiência de micro e pequenas empresas; ao incorporar tais inovações, há incremento nas vendas, redução de custo e aumento na renda do empreendedor.

Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, investir em empresas com esse perfil é apoiar uma engrenagem muito transformadora. “Quanto mais produtiva uma empresa é, mais valor ela gera para a própria comunidade do entorno, movimentando a economia local, gerando renda e emprego”, afirma a executiva.

“Usamos nossos conhecimentos em inovação para ajudar a enfrentar os desafios sociais em um contexto de transformação digital. Assumimos o compromisso de somar nossas expertises para alcançar impactos ainda maiores”, comenta Matthew Govier, diretor da Accenture e líder de Cidadania Corporativa para América Latina.

Para participar, os empreendedores devem ter negócios ativos; com produtos e serviços que já estejam vendendo ou tenham potencial de iniciar as vendas pela internet. Um ponto importante é que os participantes não precisam estar formalizados, ou seja, os informais também estão qualificados a participar do processo de seleção. Os 20 empreendedores que mais se destacarem ao longo do processo irão receber, cada um, R$ 1.500,00 para usarem em ações que apoiem melhorias, como otimização de processos internos ou digitalização das vendas.

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