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Programa Brasil Mais TI realiza mais de 236 mil cursos em 2014

O programa Brasil Mais TI, de estímulo à formação de jovens programadores, registrou recorde no ano passado, segundo a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). De acordo com a entidade, que tem a missão de gerenciar operacionalmente o programa, o Brasil Mais TI superou a marca de 124 mil estudantes cadastrados e mais de 236 mil cursos realizados.

A proposta do Brasil Mais TI é despertar o interesse dos jovens para a carreira de programador de TI para reduzir o déficit de profissionais qualificados. Segundo levantamento realizado pelo Observatório Softex, unidade de inteligência, estudos e pesquisas da entidade, esse gargalo pode chegar a 408 mil profissionais de TI em 2022.

Outro programa de responsabilidade operacional da Softex desde julho do ano passado, o Start-Up Brasil, que tem foco na aceleração de empresas de base tecnológica, passou a contar com a oferta de programas complementares em diversas áreas, como inovação, qualidade e inteligência do mercado.

No ano passado, a área Investimentos da Softex, segundo informa a associação, deu sequência ao trabalho de apoio à obtenção de recursos financeiros para a IBSS. Em 2014, foram alocados R$ 2,5 bilhões do Prosoft e R$ 451,9 milhões em contratações junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Foram ainda registrados 230 atendimentos para consultas sobre alternativas de financiamento e capacitadas 37 empresas para a atração de investimentos nas cidades de São Paulo, Brasília, Recife e Rio de Janeiro.

A Softex, por meio do Programa TI de Impacto, auxiliou também 45 empresas de diversas regiões do País a desenvolverem e implementarem a estratégia da inovação em suas organizações.

Já o programa MPS.BR, que impulsiona a melhoria da capacidade de desenvolvimento de software e serviços nas empresas, superou a expressiva marca de 600 avaliações no modelo MPS publicadas no site oficial, das quais 620 no modelo MPS de Software (MPS-SW) e 15 no modelo MPS de Serviços (MPS-SV). Em 2014, foram avaliadas 82 organizações, oito delas no exterior (cinco na Colômbia, uma na Argentina e outras duas avaliações conjuntas MPS de Software e MPS Serviços no Uruguai).

Outro resultado positivo destacado pela entidade envolve a área de internacionalização com a inauguração dos HUBs Softex em Nova Iorque e em Singapura, além do sucesso das 94 ações de promoção comercial realizadas, entre elas a participação em 47 feiras no exterior.

De acordo com Ruben Delgado, presidente da entidade, de agosto de 2012 e agosto de 2014, o projeto setorial desenvolvido pela Softex em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) contribuiu para incremento de mais de US$ 530 milhões em vendas para o exterior e para a geração de empregos especializados. O volume representa salto superior a 32,5% em relação ao desempenho registrado em 2012. Hoje, segundo o executivo, de cada US$ 4,00 exportados em TI, US$ 1,00 provém de programas desenvolvidos pela Softex.

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