Apesar de quase todos os profissionais de TI afirmarem que tem oportunidade para fornecer orientação e conhecimentos especializados para que as companhias tomem decisões estratégicas de negócio, apenas metade declarou ter “total confiança” em se manifestar. São dados de uma pesquisa da SolarWinds, que ouviu 100 profissionais da área de tecnologia de companhias brasileiras, de todos os portes.
O estudo também constatou que quase 60% dos participantes da pesquisa disseram precisar de mais treinamento nas suas áreas de responsabilidade e a metade afirmou precisar de entendimento do negócio para se sentir mais habilitados a dar sugestões à empresa.
Impactos da TI
O estudo também captou a percepção dos profissionais da área a respeito do impacto de seu dia a dia nos negócios como um todo. Um terço dos consultados afirmaram que a computação em nuvem é o avanço tecnológico de maior impacto nos negócios nos últimos três a cinco anos. Ainda, 35% apontaram essa como a tecnologia chave na qual uma companhia deve investir para permanecer competitiva.
Dada a importância da nuvem, fica clara também o ambiente privado – 72% gerencia a cloud internamente, e outras 11% preferem um provedor de serviço gerenciado. E mais da metade dos profissionais ouvidos espera automatizar o gerenciamento da computação em nuvem nos próximos três a cinco anos.
Das modalidades da nuvem, a que se sobressai é o software como serviço (SaaS). Dois terços dos entrevistados disseram que o gerenciamento dessas aplicações deverá ser a habilidade mais exigida para o sucesso de uma empresa no mesmo período. As opiniões sobre a importância dessa habilidade, contudo, variam de acordo com o tamanho da empresa: 78% dos profissionais de TI em grandes empresas priorizam o gerenciamento de SaaS, comparados a 52% dos profissionais de TI em pequenas empresas.