Categories: Notícias

Procurando emprego? Cuidado com armadilhas on-line que põem em risco privacidade do usuário

Procurar emprego atualmente pode significar buscar incessantemente por oportunidades no ambiente on-line. Apesar da facilidade que a internet pode trazer nesse sentido, isso também pode representar risco à privacidade do futuro candidato. A Norton dá cinco dicas para se manter protegido nessas horas, sem cair em armadilhas. Confira:
hoje em dia é bem diferente de como era há duas décadas. Atualmente, a busca geralmente começa e termina no ambiente online, o que torna o processo mais fácil e rápido, já que é possível fazer isso a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Contudo, a modernização da inscrição sai perdendo em termos de segurança.
A Norton sugere as seguintes dicas de segurança para manter a privacidade online durante a busca por emprego:
1. Limite informações oferecidas para contato. Evite fornecer endereço residencial e links para redes sociais. Para facilitar – e manter a sua segurança-, é possível criar uma conta de e-mail específica para sua busca por trabalho a fim de limitar as solicitações indesejadas.
2. Seja seletivo sobre onde publicar currículo para assegurar a privacidade durante a busca por trabalho. Procure sites com boa reputação e que ofereçam uma política de privacidade. Leia a política cuidadosamente e procure um selo de privacidade como TRUST e/ou BBBOnLine.
3. Limite as informações pessoais. É comum que sites de emprego solicitem data de nascimento, o nome de solteira da mãe ou número da previdência social do candidato. No entanto, é necessário ter atenção ao fornecer esses dados: na maioria dos casos, um empregador legítimo solicitará esses detalhes em um formulário a ser preenchido no próprio site, e nunca por e-mail ou em janelas pop-up. Essas informações são recursos de segurança muito valorizados que podem acabar sendo úteis para invasores que tentam roubar ou comprometer sua identidade.
4. Liste todos os lugares onde se inscreveu para uma vaga ou publicou currículo para excluir o arquivo/cadastro após ter encontrado um emprego. Isso vai impedir que os dados fiquem disponíveis e vulneráveis por muito tempo na rede.
5. Fique atento a armadilhas. Os cibercriminosos buscam constantemente por oportunidades para se aproveitar dos candidatos e enviam mensagens para enganá-los. Se a descrição da vaga parecer boa demais para ser verdade, é provável que seja falsa. Certifique-se de que a conta de mídia social do recrutador ou do empregador seja verdadeira antes de clicar e se inscrever. Além disso, faça uma pesquisa on-line do nome da empresa ou do recrutador.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago