Nesta semana, o Procon-SP divulgou o Balanço 2019, relatório com dados sobre os últimos 12 meses. Foram realizados 27 mil atos fiscalizatórios e 6.700 autos de infração, totalizando R$ 331 milhões em multas.
Neste ranking, postos de combustíveis lideram as multas (R$ 12 milhões), seguido pelo setor de hipermercados (R$ 8 milhões) e supermercados (R$ 8 milhões).
Já no ranking de empresas que mais receberam reclamações ao longo do último ano (até 6 de fevereiro de 2020), as três primeiras são de telefonia.
Vivo (1), Claro (2) e Tim (3) aparecem nas três primeiras colocações. Respectivamente, foram registrados 30.753, 27.662 e 22.842 atendimentos, com índice de solução acima dos 80%.
Para as três, o principal índice de reclamação foi o de cobrança indevida/abusiva: foram registradas 12.817 para a Vivo; 13.029 para a Claro e 11.774 para a Tim.
As operadoras Oi (13) e Nextel (23) ficaram de fora da lista das dez primeiras em quantidade de reclamações.
Outros problemas relatados pelos consumidores apontam, além das cobranças, questões contratuais; dúvidas sobre cobranças/valor/reajuste/contrato/orçamento; atendimentos no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor); além da venda/oferta/publicidade enganosa.
Com informações de: Procon-SP (1), TechTudo.
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