Presidente da TIM fala sobre trimestre desafiador, mas se mantém confiante

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11:51 am - 05 de agosto de 2015
No segundo trimestre de 2015, a TIM Participações registrou lucro líquido de R$ 290,8 milhões, queda de 20,5% na comparação anual. Já a receita líquida recuou 8,8% ano a ano, ficando em R$ 4,4 bilhões, com redução de 5% na receita de serviços e de 28% na receita de produtos. Em abril, a tele concluiu a primeira parte do acordo de venda de torres para a American Tower, envolvendo 4.176 torres por R$ 1,9 bilhão. Se for considerada essa movimentação, o lucro da TIM chega a R$ 926,4 milhões no período.

Em conferência realizada nesta quarta-feira (5/8) para apresentar os resultados do período, Rodrigo Abreu, presidente da operadora, apontou um trimestre desafiador para os resultados de curto prazo em razão da situação macroeconômica do País, que inclui o aumento da inflação e a redução do crescimento econômico. “Isso tem impacto nos clientes com menor poder de consumo, grande parte da base da TIM”, observou.

Ele, no entanto, segue confiante em relação à execução da estratégia da empresa. “Registramos crescimento nos serviços inovativos, com aumento de 44% e salto de 7% na base de usuários. Também retomamos pós-pago com salto de 11% da base e dos serviços fixos”, destacou. As receitas oriundas de serviços inovativos, disse, compensaram a queda de receita em voz, que o mercado de telecom em geral já vem registrando há um certo tempo.

Ainda de acordo com o executivo, os clientes 4G atingiram 3,8 milhões de usuários, salto de 25,4% em relação à base de março, sendo que, atualmente, a quarta geração de telefonia móvel é responsável por mais de 20% do total de tráfego de dados da companhia. Abreu apontou ainda que a infraestrutura permanece como alta prioridade e os investimentos na área no segundo trimestre de 2015 totalizaram R$ 1,2 bilhão.

A operadora registrou ainda uma redução na venda de aparelhos, já observada por trimestres consecutivos no mercado local e que tem impactado não só os fabricantes dos aparelhos como o varejo e as teles.

Sobre a receita média por usuário (Arpu, na sigla em inglês), a operadora somou R$ 16,1 milhões no período avaliado, queda de 7,2% em comparação com igual período do ano passado. O corte na tarifa de interconexão móvel (VU-M) e a desaceleração da economia contribuíram para o resultado, segundo a empresa.

Um dos pontos destacados por Abreu foi a oferta corporativa. Segundo ele, todas as ofertas em todos os segmentos, desde PME às grandes empresas, passaram a ser atendidos pela unidade Corporativa e obtiveram crescimento: as soluções fixas registraram aumento de receita e vendas em 45%, as ativações 30% e as soluções móveis 30%.
“Apesar dos desafios de curto prazo, nossa estratégia continua sólida. Serviços de dados e experiência do cliente são alguns dos elementos fundamentais da nossa estratégia. É necessário um ajuste fino nas ofertas diante do cenário macro mais difícil, mas vamos focar na proteção na posição de liderança no pré-pago e rigoroso controle de custos”, afirmou.

Para cortar custos, Guglielmo Noya, CFO da TIM, relatou na conferência de resultados que a operadora colocou em prática um plano de eficiência para economizar R$ 1 bilhão em três anos com base em dois pilares: evolução das iniciativas atuais de controle de custos e foco em sistemas, plataformas e modelos de negócios. No segundo trimestre de 2015, a empresa conseguiu reduzir em 10,5% os custos com Opex, de acordo com Abreu.

Quando perguntado sobre a possibilidade de corte de pessoal no Brasil, já que a Telecom Italia, dona da operadora por aqui, anunciou corte de 1,7 mil postos de trabalho no grupo, Abreu assinalou que até o momento a operadora não anunciou nenhum plano de reestruturação em solo nacional. “Existe uma análise contínua do que faz sentindo do ponto de vista de insourcing e de outsourcing, e existem processos de adequação pontuais necessários. Por estratégia, evitamos grandes movimentos de reestruturação de pessoal”, pontou.
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TIM

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