Preparada para o futuro, Itron modernizará distribuição de eletricidade no Brasil com IoT

A Itron, que está inovando a forma como concessionárias e cidades gerenciam energia e a água, implementará sua rede Gen5 para garantir eficiência energética, maior monitoramento da rede e melhor uso das informações para a concessionária brasileira Elektro, distribuidora do grupo Neoenergia.

A concessionária substituirá atuais medidores de eletricidade por modelos inteligentes da Eletra, uma parceira comercial autorizada da Itron, e implantará a rede da Itron em três cidades (Atibaia, Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões), no próximo ano. A Elektro integra o grupo Neoenergia, segunda maior distribuidora de energia elétrica do Brasil, que atende mais de 13,6 milhões de clientes.

A Eletra é uma das principais fornecedoras de medidores do Brasil e, pela sua colaboração com a Itron, a empresa instalará 40 mil dos seus medidores Zeus e usará a rede Gen5 da Itron para fornecer solução abrangente. Isso permitirá à Elektro melhorar a qualidade do fornecimento e reduzir perdas comerciais em três cidades do Estado de São Paulo.

A Itron também prestará serviços profissionais e de manutenção de software para garantir que a entrega, as operações e as atualizações dos softwares ocorram de forma confiável e previsível. Com essa inovadora modernização da rede, a Elektro lança os alicerces para desenvolver o modelo de distribuidora como operadora do sistema energético, uma empresa que vai além do papel atual de operadora da rede.

Rede inteligente

Em uma rede multiplataforma, a empresa será capaz de integrar soluções inteligentes para a rede elétrica, como automação de distribuição e indicadores de controle de falha (FCIs), além de ajudar as cidades a integrarem soluções inovadoras como iluminação inteligente, controle de tráfego, postos de recarga de veículos elétricos, entre outras.

“Com nossa rede preparada para o futuro, a Elektro estará pronta para empregar aplicações e tecnologias inteligentes nas cidades e viabilizar benefícios para os consumidores”, declarou Emerson de Souza, Vice-Presidente de Vendas para América Latina da Itron. “Estamos contentes de colaborar com a Elektro na modernização da sua infraestrutura de eletricidade com nossa rede e serviços gerenciados.”

“A combinação dos medidores inteligentes da Eletra com a rede da Itron vai melhorar nossa infraestrutura e a prestação de serviços para nossos clientes”, afirmou Heron Fontana, Superintendente de Smart Grids da Neoenergia. “Como a rede da Itron é compatível com o Wi-SUN, está alinhada com nossa estratégia de digitalização das redes usando padrões abertos, possibilitando novas aplicações como automação de distribuição, iluminação pública, entre outras.”

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago