Notícias

Prefeitura de SP moderniza portal SP156 para agilizar registro de pedidos

A Prefeitura de São Paulo anunciou recentemente a modernização do portal de atendimento SP156 (sp156.prefeitura.sp.gov.br) para agilizar os registros de solicitações referentes a mais de 400 serviços disponibilizados para os moradores da capital paulista.

Com uma média de mais de 27 mil diários, conforme a administração municipal, o site agora passa a destacar em sua página principal os 8 temas mais acessados pela população, de forma a facilitar a busca e a localização pelos usuários.

De acordo com a Prefeitura, conteúdos sobre esses assuntos, Rua e Bairro, Lixo e Limpeza, Animais, Trânsito, Transportes e Meio Ambiente, Obras, Imóveis e Habitação ou Comércio e Serviços, representaram mais de 90% do volume de solicitações registrados pela ferramenta no primeiro trimestre deste ano.

Um terço dos pedidos

E o portal de atendimento SP156 funcionou como canal de entrada para 33% dos pedidos (100.464) registrados entre janeiro e março de 2019. A plataforma fica atrás apenas das solicitações direcionadas à central telefônica, que registrou 50% ou 152.891 demandas no período.

Já o aplicativo mobile SP156 foi a terceira plataforma a centralizar os pedidos da população paulistana, registrando 8% ou 25.690 solicitações, enquanto que as praças de atendimento nas Subprefeituras ou Descomplica São Paulo responderam por 5% ou 14.635 demandas.

Navegação mais fácil

Em comunicado, a Prefeitura de SP afirma ainda que a nova versão do site SP156 recebeu elementos visuais que facilitam a navegação, de forma a exigir um menor número de cliques para o registro de solicitações e tornar a ferramenta mais intuitiva.

Além disso, a versão móvel do portal também foi aprimorada pela administração para garantir que os usuários possam acessar os serviços de forma simples pelo celular, assim como o canal de busca que recebeu melhorias para o apoio à localização de serviços adicionais.

“Diagnosticamos que a linguagem complexa e o excesso de possibilidades na tela inicial, muitas vezes, acabavam por confundir o cidadão. Nosso objetivo é aprimorar não apenas a qualidade do atendimento nas praças físicas, mas também a funcionalidade dos serviços eletrônicos”, afirma o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, explica Daniel Annenberg.

Segundo a Prefeitura, essas mudanças na apresentação dos conteúdos e no formato de navegação foram planejadas com base em entrevistas presenciais com usuários do canal durante o período de cinco semanas, envolvendo testes e validações com quem, de fato, utiliza a ferramenta.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago