SONDA mantém gerenciamento de licenças Microsoft na Embracon por mais três anos
Contrato prevê o gerenciamento de aproximadamente 4 mil licenças de todo o parque Microsoft utilizado pelo consórcio.

O Consórcio Embracon acaba de anunciar a renovação de seu contrato de gerenciamento de licenças Microsoft com a SONDA. Esta é a segunda renovação da parceria, estabelecida há três anos, agora na modalidade Enterprise Agreement (EA), válida por um período de três anos.
Com a renovação, a SONDA se mantém como responsável pelo gerenciamento das aproximadamente 4 mil licenças Microsoft utilizadas pela Embracon, abrangendo aplicações como SQL Server e Exchange, entre outras. “Essa é uma parceria que começou há dois anos, período durante o qual a SONDA se mostrou um parceiro próximo e capaz de gerenciar as licenças das diversas aplicações Microsoft que utilizamos aqui”, explica Wiliam Batista, coordenador de infraestrutura de TI da Embracon.
O contrato prevê que a SONDA assuma o gerenciamento das licenças Microsoft utilizadas pela Embracon, o que envolve o levantamento de todas as licenças utilizadas pela companhia e o mapeamento de quais devem ser renovadas durante o período de validade do contrato. A SONDA assume também o relacionamento com a Microsoft, mantendo o controle de todas as licenças renovadas e adquiridas durante o período. Com isso, a Embracon centraliza a gestão destas licenças, podendo obter, a qualquer momento, relatórios sobre o status das licenças e seus benefícios.
Batista lembra que, hoje, 100% do ambiente da Embracon é baseado na tecnologia Microsoft, com aplicativos importantes – como o de vendas e o de relacionamento com os clientes – rodando na nuvem Microsoft Azure. “Usamos a nuvem há cinco anos e, nesse período levamos para a Azure aplicativos como o de relacionamento com o cliente, e-commerce, aplicativo de vendas, APIs de integração com parceiros, bancos de dados e integração contínua, entre outros”, lembra o executivo.
A migração para a nuvem ocorreu junto com o início do processo de transformação digital da Embracon, anunciado em 2018. O projeto vem impactando as esferas de operação (infraestrutura e negócios) e de experiência com o cliente (comunicação, conteúdo e relacionamento), contemplando o novo posicionamento e identidade visual da marca, lançamento de aplicativos, novos recursos de produção de conteúdo e relacionamento comercial.
De acordo com Batista, o contrato com a SONDA é parte desse processo e a renovação traz uma importante redução de custos, que vai permitir novos investimentos em outras áreas. “É preciso saber usar a nuvem e a parceria com a SONDA vai permitir isso. Como nossa parceira, ela vai nos permitir trazer mais inovação, como nossa entrada no metaverso e uso do Office 365 para trazer mais colaboração. É onde devemos nos concentrar nos próximos meses”, conclui.