Postal Saúde adota solução para agilizar atendimento aos beneficiários dos Correios

Os Correios, antes de criar a Caixa de Assistência e Saúde dos Empregados dos Correios (também conhecida como Postal Saúde) em 2013, faziam a autogestão do plano de saúde em seu departamento de RH. O modelo adotado causava ineficiência no atendimento e até desperdício dos recursos.
A empresa, então, decidiu profissionalizar essa estrutura. A Benner foi a escolhida para modernizar essa gestão com base em alta tecnologia, o que proporcionou um salto não só de qualidade do atendimento mas também na redução de custos.
De acordo com Sérgio Francisco da Silva, diretor-presidente da Postal Saúde, a gestão interna mobilizava uma grande força de trabalho – cerca de 1550 pessoas, que deixavam de trabalhar diretamente no negócio dos Correios, que é a uma empresa de logística, para atuar na operação do plano de saúde. “Além disso, o cenário anterior apresentava inúmeras dificuldades do ponto de vista de TI, não só devido às restrições orçamentárias, mas também de equipe. A estrutura, bem como a mão de obra, eram compartilhadas e até competiam com a atividade fim dos Correios”, afirma.
A Benner, fornecedora de software de gestão, teve importante participação nesse processo de transição e mudança. A empresa presta o serviço para a Postal Saúde empregando tecnologias e recursos avançados, que permitiram mitigar os riscos de fraude e de usos indevidos do plano, aprimorar o atendimento aos beneficiários, agilizar o envio de informações em tempo real, padronizar e integrar processos e, sobretudo, reduzir custos.
A Postal Saúde atende à milhares de beneficiários por meio de uma rede de 25 mil prestadores de serviços em todo o País que consome, em pagamentos, recursos da ordem de R$ 1 bilhão por ano.
O contrato entre a Benner e a Postal Saúde foi firmado em regime Business Process Outsourcing (BPO) com a operação baseada em uma plataforma tecnológica capaz de realizar a gestão completa da operação, contando com recursos de software (ERP, BI, RH e outros). A empresa provê também uma estrutura de data center e call center que opera 24 horas por dia, durante 7 dias da semana e ainda disponibiliza mão de obra para a gestão.
“Desde que começamos, em janeiro de 2014, a operacionalizar desta forma o plano realizamos até abril deste ano cerca de seis milhões de autorizações de atendimentos, entre consultas, internações, exames e tratamentos odontológicos em todo o País. Tudo de forma muito mais ágil, controlada e econômica”, observa Silva.
Com a criação da Postal Saúde e a profissionalização dos serviços junto a Benner, os Correios reduziram em 25% os custos administrativos, em 11% os custos de assistência per capita e em 33% as despesas com órteses, próteses e materiais especiais. Os 419 mil beneficiários da autogestão ( entre empregados, aposentados e seus dependentes) são favorecidos diretamente com a minimização do desconto em folha, já que o valor é baseado no compartilhamento de despesas médicas.
Outros benefícios importantes para a prestação de serviços de qualidade também foram conquistados, sobretudo o aprimoramento do controle, acompanhamento e fiscalização dos procedimentos médico-hospitalares e odontológicos – os atendimentos médico-odontológicos oferecido aos beneficiários, por exemplo, foram aprimorados e dentro dos padrões orientados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Um bom exemplo é a adoção do Cartão de Identificação do Beneficiário (CIB), tarjeta utilizada para autorizações de procedimentos diretamente nos prestadores de serviços de saúde. Antes, o beneficiário levava uma guia de autorização a um ambulatório dos Correios para, posteriormente, solicitar as consultas ou exames.
Com o CIB esta etapa do processo foi modernizada, reduzindo a burocracia, trazendo comodidade e poupando o tempo despendido pelo beneficiário. Com o portal da operadora, o próprio usuário pesquisa e seleciona diretamente os locais de atendimento, agilizando ainda mais o processo de agendamento. Por outro lado, este novo modelo reduziu os índices de absenteísmo, afinal era elevado o volume de faltas ao trabalho, seja para providenciar a emissão de guias ou para realização dos procedimentos, incluindo os de dependentes.
A implementação, de acordo com a presidência da entidade, foi realizada em tempo recorde. O projeto técnico teve início em outubro de 2013 e a migração do sistema foi aprovada em dezembro de 2013. Em 1º de janeiro de 2014, as Centrais de Atendimento (SAC) e a rede credenciada dos mais de 25 mil prestadores de serviços já estavam operando. Alguns dias depois, entrou em operação a Central de Autorização e Regulação Médica e, em abril, iniciaram-se as atividades da Central de Autorização e Regulação (setor responsável pela autorização de procedimentos mais complexos, como alguns tipos de exames, cirurgias, internações, medicamentos de alto custo, órteses, próteses e materiais especiais – OPME) e o Procedimento de Contas (faturamento).
“A Benner nos ajudou muito nesse processo de modernização e a Postal tem implementado hoje o que há de mais moderno em gestão de plano de saúde. Estamos lançando, agora, um inédito programa de relacionamento com beneficiários e isso só foi possível graças ao ambiente tecnológico estável, produtivo e confiável que temos hoje. Conseguimos fazer mais, despendendo menos recursos e utilizando os que temos de maneira muito mais eficiente”, finaliza o presidente.
