Notícias

Por que sua empresa precisa criar um laboratório de inovação?

A inovação leva tempo – e dinheiro, pessoas e recursos. É por isso que é comum para as empresas concentrarem-se nas atividades diretamente relacionadas ao negócio e descuidarem-se da necessidade de investir em laboratórios de inovação – um departamento específico dedicado a trabalhar em protótipos e consolidar novas ideias e processos.

Parte do problema é que pode ser difícil quantificar e justificar o orçamento envolvido. Para muitos líderes de TI, é difícil superar o estigma dos laboratório de inovação:ser considerado um dreno financeiro. Vitrine para proezas de engenharia que consomem recursos, sem a certeza de entregar valor.

“Muitas vezes eles não têm ligações claramente definidas nas estratégias ou metas específicas de negócios”, afirma Charles King, analista da Pund-IT. Um erro, porque, “em essência, laboratórios de inovação criam um espaço “seguro”, onde explorar ideias não convencionais, radicais até, na esperança de mudanças inspiradoras ou novas oportunidades que poderiam melhorar os negócios da empresa” completa.

Para descobrir as melhores razões para ter um laboratório de inovação, a CIO.com conversou com três grandes empresas que construíram ou estão em processo de construção dos seus laboratórios: a Lowe’s, a IBM e a Autodesk. Confira a íntegra do artigo, em inglês.

As crescentes pressões competitivas levam à necessidade de inovar, não apenas em produtos e serviços, mas principalmente em modelos de negócio. E mudar o modelo de negócio de uma empresa de uma indústria afeta a dinâmica de toda a indústria, gerando um efeito contínuo de inovação.

Inovar significa mudar, quebrar o status quo. Muitas vezes as inovações ocorrem por uma questão de sobrevivência. O aparecimento de novas tecnologias pode acabar de um momento para o outro com negócios já estabelecidos. O aparecimento do MP3 e internet afetou radicalmente a cadeia de valor da indústria fonográfica. As câmeras digitais destruíram o valor dos filmes e câmaras analógicas e de sua indústria.

Interessante observar que neste processo de inovação, conceitos arraigados deixam de existir. Processos e competências consideradas fundamentais passam a ser feitas fora de casa. Um exemplo, a fabricação. Será que fabricar um produto é competência essencial da empresa? E logística? Não pode ser feita por alguém mais especializado e eficiente?

O que distingue uma empresa voltada para inovação? Em primeiro lugar, as mudanças nos conceitos e nas culturas internas. Uma dessas mudanças pode ser o interesse em criar um departamento focado em inovação. Que nem sempre precisa estar associada única e exclusivamente a P&D, mas a processos que possibilitem às empresas fazer as coisas de modo diferente, criar novos serviços e, até mesmo, novos modelos de negócio.

E como essas inovações estarão cada vez mais sendo impulsionadas pela digitalização, você CIO estará no epicentro do vértice destas mudanças. Apps contextuais, Impressoras 3D, IoT, computação cognitiva, veículos autônomos, etc., fazem uma lista quase interminável de disrupções à vista em quase todos os setores de negócio.

E lembre-se sempre: inovação não existe no vácuo. Isso implica que além de cartazes na parede incentivando a inovação, devem existir estratégias e ações que façam acontecer as boas ideias que surgem dentro e fora das empresas.

A visão executiva deve ser: “se a disrupção é inevitável, é melhor que nós a façamos e não os outros”.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago