Notícias

Por que o mercado sempre está em busca de analistas de dados?

Os profissionais qualificados ou em processo de aprendizado em data analytics estão auxiliando as empresas a criarem estratégias e ferramentas que entregam e geram valor para o cliente, além de resultados efetivos de negócios.

De acordo com o quadrante mágico do Gartner, com a crescente transformação digital das companhias as áreas de análise de dados, Big Data, Ciência de Dados e Machine Learning devem demandar mais profissionais nos próximos anos. De fato, estes são os colaboradores mais buscados e bem pagos do mercado. De acordo com o estudo Indicador de Alfabetização de Dados, 36% dos gestores pagariam maiores salários para os profissionais experts em ciência de dados.

Por conta da grande procura, e como se trata de algo inovador no mercado, o contingente de pessoas com alta qualificação ainda não é volumoso. Desta forma, quem estiver apto e conhecer mais, sai na frente e consegue posições mais expressivas.

A novidade das tecnologias gera uma grande busca por profissionais competentes nestas áreas. No eixo Rio-São Paulo, especialistas no tema são mais abundantes, atualmente, do que em outras regiões, como o Sul, onde o desenvolvimento de colaboradores com tais especialidades ainda está em fase inicial – assim como o cenário de data science como um todo.

E quando falamos em especialistas, estamos falando de pessoas com domínio em uma enorme gama de ferramentas, como Hadoop, spark, machine learning, data lake, data warehouse, entre outras, que exigem muito tempo de estudo e, ainda, o conhecimento de negócios aplicados ao uso de cada tecnologia, bem como a habilidade de alinhar os skills às demandas e estratégias específicas de cada companhia.

Quem conseguir englobar qualificação nas tecnologias demandadas, entendimento sobre o funcionamento das organizações e trazer resultados reais sobre o investimento será um profissional que agregará valor ao mercado e às empresas.

*Dilamar Sales é sócia-diretora da White Cube

 

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago