Notícias

Por que comunicação por voz e não por mensagens de texto?

Uma pesquisa recentemente divulgada, referente ao mercado americano, aponta que os usuários de smartphones entre 18 e 24 anos enviam e recebem em média 4 mil mensagens de texto por mês. Soma-se a isso cerca de 120 e-mails que um funcionário de uma empresa de porte médio recebe diariamente e, ainda, a utilização cada vez maior das mídias sociais para se comunicar.

Apesar destes dados se referirem aos Estados Unidos, no Brasil a realidade é exatamente a mesma, e o resultado prático de tudo isso é que todos acabamos com uma montanha de texto para processar a cada dia.

Por outro lado, há diversos estudos que apresentam as características diferenciadas da comunicação de voz e as vantagens que ela oferece para muitas situações entre pessoas e equipes. Seth Horowitz, conhecido neurocientista, por exemplo, tem enfatizado em seus estudos que, de acordo com a realidade acima apresentada, nós evoluímos como ouvintes, e não como leitores.

Baseado nesta perspectiva, apresento cinco razões pelas quais é imperativo, para a comunicação entre equipes de trabalho, usarmos nossas vozes, mesmo na era digital.

1. Melhor desempenho da equipe
A Harvard Business Review determinou que os padrões de comunicação não são apenas os melhores indicadores do desempenho da equipe, mas são tão importantes quanto todos os outros fatores combinados, incluindo habilidades, personalidades, inteligência e até mesmo o que se fala.

2. Atrasos de e-mail e diálogos via mensagens de texto
No mundo saturado de e-mails e textos, a maior parte do tempo que gastamos redigindo, respondendo e aguardando correspondências escritas pode ser melhor aproveitada. Comunicações de voz em time ou individuais podem encurtar ou impedir totalmente longas trocas de e-mails ou mensagens de textos, trazendo clareza, direção e economia de tempo para todos os envolvidos.

3. A eficácia de “reuniões relâmpago”
Reunir fisicamente os colegas muitas vezes pode ser um desafio. Conversas rápidas com a equipe virtual, onde algumas perguntas esclarecedoras podem ser feitas, traz foco e coloca todos na mesma página com, relativamente, pouco esforço.

4. A importância das nuances da voz
Sem o tom e a inflexão da voz, as mensagens escritas são muitas vezes mal interpretadas. Um estudo de 2005 da Fast Company revelou que as pessoas identificaram corretamente o sarcasmo por e-mail apenas 56% das vezes, em oposição a 73% do tempo via comunicações de voz. Emoticons e pontos de exclamação ajudam, mas não resolvem sempre. A voz transmite nuances, e a nuance, por sua vez, fornece clareza.

5. A expressão faz a diferença
Algumas comunicações são simplesmente mais efetivas quando feitas com sentimento. Imagine tentar motivar um grupo de funcionários sem expressar paixão, entusiasmo ou gratidão. Ou dar um pedido de desculpas sem humildade ou contrição.

A comunicação por voz é tão importante, que até aplicativos de mensagens de texto já disponibilizaram essa possibilidade. Além da agilidade e economia de tempo, mensagens de voz minimizam a má interpretação daquilo que quer ser passado e, mais do isso, transmite os reais sentimentos.

 

(*) Paulo Florêncio é diretor comercial da BiPTT e especialista em telecomunicações

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago