O Departamento de Polícia de Nova York equipará todos os seus oficiais com smartphones e viaturas com tablets em um esforço para modernizar a maior força policial dos Estados Unidos. A informação é do jornal The New York Times.
O programa N.Y.P.D. Mobility Initiative vai distribuir 41 mil aparelhos em todo o departamento. Cada um de seus 35 mil oficiais receberão um smartphone e 6 mil tablets serão instalados nas viaturas.
“Os novos recursos irão armar nossos policiais com a tecnologia e as informações necessárias para combater o crime e proteger a cidade contra o terrorismo de forma mais eficiente”, afirma o prefeito da cidade de New York, Bill de Blasio.
A iniciativa, que vai demandar investimento da ordem de US$ 160 milhões nos próximos três anos, será bancada pelo banco francês BNP Paribas, que deve US$ 8,82 milhões aos Estados Unidos por violações de sanções financeiras.
Cada dispositivo contará com diversas aplicações, como um sistema de vigilância que une feeds de vídeo a partir de milhares de câmeras, o que permitirá monitorar e coletar informações sobre os criminosos e possíveis terroristas. Os dispositivos também terão acesso aos dados do 911 e informações sobre a localização da chamada.