Marcus Rossetti, CEO da Commsulting, empresa que se especializou em projetos inovadores nas empresas, enveredou por um assunto polêmico durante o IT Forum Expo: há muita coisa ruim em inovação e nas startups. “Inovação é um contexto, que pode significar coisas diferentes em momentos diferentes, e os projetos de inovação não se iniciam a partir de uma ideia, mas de uma necessidade”, disse.
“Por que startup virou sinônimo de inovação? A humanidade inova desde sempre, mas as startups dependem da inovação para existir”, refletiu o palestrante.
Segundo ele, a inovação traz consigo riscos, incertezas, pois é baseada em suposições ainda não testadas, e erros, que fazem parte do processo. “Por que tantas empresas passaram a aceitar os riscos da inovação? Porque o mercado mudou e as empresas estão sendo forçadas a assumir esse risco”, afirmou. “A verdade é que inovação está muito mais distante da realidade das empresas do que imaginamos e nem todas elas estão no momento adequado para isso.”
De acordo com Rossetti, inovação ainda é muito confundida com desenvolvimento de produtos. “As iniciativas de inovação não são criadas para serem vendidas, mas para servirem a um negócio. A grande maioria dos profissionais das organizações não se aprofunda em nenhum problema de negócio que não esteja diretamente ligado a seu trabalho”, concluiu.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…