Os smarpthones grandes, também conhecidos como phablets por serem intermediários de tablets e celulares, já eram uma grande tendência e agora, na Ásia, se estabelecem quase como padrão. Os embarques desse tipo de dispositivo e até maiores, com 7 polegadas ou mais, ganham cada vez mais tração e bateram a marca de 60% de crescimento na região Asia-Pacífico, excluindo Japão, no segundo trimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados da IDC contabilizam os dispositivos com funções de rede de celulares, somando 25% (ou 3,5 milhões) das 13,8 milhões de unidades totais nas remessas do período. Todos eles, marcando talvez um novo padrão de consumo, possuem sistema Android.
“Tablets que permitem chamadas telefônicas em redes de celular estão aí há um tempo, ainda que a primeira geração do Samsung Tab precisasse de bluetooth para isso”, lembra o analista sênior de mercado de cliente devices da IDC na Ásia/Pacífico, Avinash Sundaram. Desde o início do o segmento viu emergir resultados e fabricantes – com embarques perto dos 50% de participação em mercados emergentes, como Índia e Indonésia.
“Essa mudança destaca o interesse dos consumidores, ao menos nos mercados emergentes, de ter um único dispositivo para todas suas necessidades – seja assistir filmes e novelas, tirar fotos, mensagens de texto ou ligações, mesmo que o aparelho tenha uma tela enorme de 7 polegadas”, pondera Sundaram.
A IDC acredita que essa mudança continuará a ocorrer – chamando atenção para oportunidades ligadas a isso.