Notícias

Petrobras cria centro de excelência em analytics e inteligência artificial

A Petrobras acaba de inaugurar um centro de excelência em Analytics e Inteligência Artificial para garantir que o volume de informações gerado diariamente pelas operações da companhia seja processado de forma mais inteligente e segura, contribuindo para a tomada de decisões de forma ágil e assertiva.

A criação do centro, aderente à estratégia da Petrobras de investir em transformação digital e inovação para agregar valor aos negócios, atende também à demanda crescente dos setores internos da companhia por digitalização dos processos corporativos.

Leia também: Petrobras estabelece frente tecnológica contra Covid-19

O centro terá um papel de promover, governar e disseminar os temas de analytics e IA de forma ampla na companhia, interagindo com todas as áreas de negócio e atuando de forma estratégica sobre o melhor uso dos dados, tornando mais simples, acessível e ágil o uso de tecnologias digitais.

Um dos produtos que já está em desenvolvimento é uma solução para identificação, segmentação e classificação de corrosão em plataformas. Por meio do processamento de imagens, utilizando machine learning, as máquinas aprendem a identificar pontos onde haja corrosão. Detectar problemas antes que eles aconteçam é uma das vantagens do uso da IA, utilizada cada vez mais em ações preditivas.

“A criação desse centro é um marco para a Petrobras. Vínhamos trabalhando com ações individuais, mas queremos agora acelerar isso, de modo colaborativo. As disciplinas de analytics e inteligência artificial são pilares na estratégia de se construir uma empresa orientada a dados e precisamos difundir amplamente o acesso a eles. Destravaremos todo o potencial do uso de dados na Petrobras ao empoderar cada colaborador com as competências e ferramentas necessários à entrega de soluções que gerem cada vez mais valor aos negócios”, analisou o diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Nicolás Simone.

O Centro de Excelência em Analytics e Inteligência Artificial vai atuar em colaboração com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), com a Universidade Petrobras e com o Centro de Excelência em Robotização e Digitalização (CERD), cujas atividades também foram iniciadas este ano.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago