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Pesquisa mostra rumos e desafios das campanhas de marketing

A agência de marketing digital iProspect realizou estudo com 4,5 mil consumidores, de diversos  segmentos de mercado, incluindo TI e telecom, de oito países (Brasil, EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Holanda e Austrália), para saber a percepção em relação à personalização de mensagens, canais mais apropriados para impactar os clientes, e como as marcas devem se comportar na tentativa de se aproximar dos consumidores. A pesquisa registrou 73% dos consumidores menos propensos a clicar em um anúncio de uma marca que não conhecem.

Pessoas entre 18 e 24 anos estão duas vezes mais predispostas, ou seja, preferem clicar em um anúncio personalizado de uma marca que já conhecem. Outro dado interessante é que os três canais preferidos para receber campanhas personalizadas são: websites (38%), e-mail (38%) e Facebook (30%). Em geral, a personalização é mais aceitável para os consumidores das categorias de lazer e lifestyle.

Quando perguntados sobre quais categorias os consumidores gostariam de receber mais mensagens personalizadas, vestuário é destaque com 41%, seguido de alimentação (38%), viagem (37%), e saúde e beleza (26%).

No Brasil, 39% dos respondentes estão menos propensos a clicar em um anúncio de uma marca que não conhecem, sendo que pessoas na faixa etária entre 35 e 44 anos estão 71% mais propensas a clicar em anúncios de marcas que conhecem. O consumidor brasileiro também prefere receber campanhas de marketing personalizadas com informações a respeito de promoção de preços (33,6%), informações mais detalhadas sobre o produto (21,01%) e ofertas em tempo real (19,22%).

O e-mail é a forma de comunicação mais efetiva (22,33%), seguido por páginas de Website (21,54%) e Newsfeeds no Facebook (20,55%).  Não menos importante, o consumidor brasileiro, também, prefere receber campanhas personalizadas relacionadas a vestuário (20,36%), viagens (19,91%) e comida/compras de supermercado (18,11%).

Gustavo Macedo, Content & Creative Director da iProspect, diz que entender como os consumidores se relacionam com produtos, serviços, marcas e como eles fazem suas escolhas pode fazer toda a diferença para atingir os objetivos de negócio das empresas.

“Entender o que o consumidor precisa, seus verdadeiros desejos e necessidades, é fundamental para traçar uma estratégia eficiente de envio de campanhas personalizadas. Contudo, é preciso pensar em diferentes níveis de personalização, de acordo com a demografia, faixa etária, condições econômicas e estilo de vida de cada um”, afirma o executivo.

A pesquisa revela um novo perfil de consumidor, muito mais exigente, antenado e consciente, que valoriza a diferenciação e espera que a empresa surpreenda. “Os clientes almejam ser tratados como indivíduos únicos, independente do canal que estejam interagindo com a empresa e, a personalização é uma oportunidade enorme para as empresas conquistarem a confiança e a fidelidade do cliente”, conclui Macedo.

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