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Perdeu ou teve o celular roubado no Carnaval? Saiba o que fazer

Durante os dias de Carnaval, o furto e roubo a smartphones apresenta um grande salto, especialmente nos blocos de rua. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, só durante o período oficial de Carnaval do ano passado, houve o registro de uma média de 912 casos de furtos ou roubos por dia, um acumulado de 5.400 boletins de ocorrência durante o período.

Para além da perda financeira, ter um smartphone furtado ou perdido representa também a perda de informações. Afinal, nossos telefones guardam toda a nossa vida digital – fotos, e-mails, redes sociais, internet banking, dados bancários em aplicativos cotidianos e afins.

Na lista abaixo, recomendamos alguns passos a tomar caso você tenha o seu aparelho perdido ou furtado.

Registre o boletim de ocorrência

Caso o seu celular tenha sido roubado ou furtado, a primeira coisa a ser feita é buscar uma delegacia ou registrar o Boletim de Ocorrência online. Através dos sites das Polícias Civis locais, todos os estados do País e o Distrito Federal (com exceção do Acre e Roraima) permitem o registro do B.O. pela internet. O documento virtual, onde você deve informar toda a ocorrência do crime, tem o mesmo valor legal da versão física.

Como rastrear o seu aparelho

Aparelhos Android e iOS possuem recursos que permitem identificar a localização dos mesmos em um mapa. Vale lembrar que esta função só funcionará caso esteja habilitada previamente e, claro, se o aparelho estiver conectado. Para donos de iPhone, o recurso Buscar Meu iPhone fará o trabalho, uma vez que está integrado ao iCloud. Já no Android, o Encontre meu Dispositivo usará as credenciais da sua conta Google para encontrar o seu smartphone. Essa técnica é, principalmente, válida para usuários que perderam seus telefones, uma vez que não é indicado se dirigir por conta própria ao local onde o aparelho aparenta estar caso ele tenha sido furtado. Em todo caso, essa informação pode ser comunicada à polícia.

Bloqueie o seu telefone com a operadora

Entre em contato com a sua operadora e solicite o bloqueio do número de IMEI (Identificação Internacional de Equipamentos Móvel). Este número pode ser encontrado na caixa do aparelho. Ao bloquear o número de IMEI o aparelho não realizará mais ligações e deixará de acessar os dados móveis, ou seja, o dispositivo não terá mais utilidade.

Como bloquear ou apagar o telefone remotamente

Ainda é possível bloquear ou apagar todas as informações do seu smartphone de forma remota utilizando o iCloud ou o Encontre Meu Dispositivo. Também é possível apagar todas as informações do dispositivo e restaurá-lo às configurações de fábrica. Suas informações serão perdidas, no caso, mas ninguém poderá acessá-las. Acione o seguro Caso você possua um seguro para o seu aparelho, acione a seguradora para informar o ocorrido. Para isso, você deverá ter o boletim de ocorrência em mãos, pois a seguradora irá solicitá-lo.

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