Não há segredo: equipes são a melhor maneira de tornar um trabalho bem-sucedido. E quanto menor o grupo, melhor, opinou ao jornal The Wall Street Journal Jim Fowler, CIO da GE Capital, que faz parte da General Electric.
O conselho pode parecer estranho quando vindo do CIO de uma grande organização. Fowler lidera um time de 4,5 mil pessoas e planeja contratar mais 1 mil profissionais para sua área. A GE Capital tem mais de 40 mil funcionários, enquanto a GE está na faixa dos 300 mil.
Para o executivo, pequenas equipes são a base de como o trabalho é feito, mesmo em um grupo tão grande. Ele conta que em seu time, não busca por gênios, mas, sim, por pessoas que resolvam o problema com base em um ambiente de colaboração.
Segundo ele, montar times menores de dez pessoas aumenta a produtividade. O desafio de liderança, diz, é fazer com que esse time trabalhe em sintonia com outros dez times, por exemplo. Isso não significa, no entanto, fazer mais com menos. Ao contrário.
Ele conta que na verdade a abordagem ajuda a reduzir a dependência de terceiros. Fowler reconhece que é importante o papel de terceiros para a TI da GE Capital, mas que as atividades agora passam por um momento de internalização.
Seu grupo de TI fornece um conjunto de serviços compartilhados, incluindo todos os aplicativos corporativos e as operações globais. Cerca de um terço do seu pessoal trabalha diretamente com as unidades de negócios. Cinquenta por cento dos indivíduos se sentam com as pessoas de negócios que trabalham nessas plataformas construídas pela TI baseadas em centros de tecnologia em Detroit, Bangalore e outros locais