Uma nova vertente de serviços baseados em nuvem surge no mercado: impressão 3D. A tendência surge à medida que pequenas empresas querem investir no ramo, mas não possuem verba suficiente para aplicar na compra da tecnologia de impressão em terceira dimensão – que pode ser um investimento pesado para a receita delas.
As pequenas empresas podem trabalhar no design de produtos e os enviar a um servidor na nuvem de empresas do segmento, que, por sua vez, realizam as impressões em 3D. Dessa forma, os small business podem focar apenas em desenvolver os projetos.
Em entrevista ao The Wall Street Journal Business Report, Robert Blinn, cofundados da fabricante de joias Gotham Smith, afirma que os serviços de impressão em 3D permitem que designers realizem testes de mercado para um novo produto, sem que precisem gastar muito. As criações, então, podem ser refinadas e melhoradas com base no feedback público e o dinheiro das vendas iniciais pode ser usado para cobrir os custos da fabricação.
Blinn utiliza a sua própria empresa para exemplificar como esse modelo de negócios de impressão é interessante. Ele conta que a Gotham Smith cresceu bastante nos últimos meses e isso se deve ao fato de que o investimento para manter a empresa era de apenas 100 dólares por mês de hospedagem web. Segundo ele, o cenário teria sido diferente se tivesse utilizado o modelo de fabricação tradicional – ele teria que investir muito mais dinheiro e, consequentemente, o resultado teria sido menor.