Você pode nunca ter visto Tim Berners-Lee, mas ele está presente todos os dias em sua vida. Afinal, foi ele o inventor da web em 1989. Como visionário, Lee compartilhou no palco do Dell EMC World 2017, evento que acontece nesta semana em Las Vegas (EUA), sua visão sobre o futuro da inteligência artificial (AI, na sigla em inglês).
“Os robôs serão bonitos e se parecerão com a gente”, sentenciou Lee, que falou por 40 minutos sem nem mesmo respirar entre as frases. Para ele, os humanos podem, sim, fazer um robô com inteligência maior do que a nossa. Mas será que conseguiremos manter o gênio dentro da lâmpada?
Na visão de Lee, em muitos casos, a inteligência artificial poderá tomar melhores decisões do que a sociedade. Um exemplo, segundo ele, estaria relacionado ao mundo jornalístico. Um robô poderia eleger o que apresentar na principal página de um site de notícias.
“Além disso, em vez de mil pessoas procurando por notícias falsas na internet, AI pode ser usada para fazer essa tarefa”, exemplificou. Ele apontou, ainda, que a AI poderia usar sua inteligência para decidir se um preso deve ou não sair da cadeia.
Para ele, a promessa da inteligência artificial é animadora, mas ao mesmo tempo preocupante, sendo capaz de substituir tarefas de talentos como jornalistas, advogados e médicos. “Empresas que investirem em AI vão aproveitar a lei da sobrevivência do mais forte”, acrescentou.
E, você, o que acha da inteligência artificial? Podemos treinar as máquinas para serem melhores do que nós? Como ficam os humanos no novo contexto?
*A jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da Dell Technologies
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…