Para criador das pop-ups, anúncios on-line não são a melhor forma de trabalhar na web

Author Photo
8:29 am - 26 de novembro de 2014
Você está navegando em um site e então surge uma tela com publicidade, as famosas pop-ups. Pode parecer uma experiência de navegação incômoda e é, segundo o próprio criador das janelas tão usadas atualmente, Ethan Zuckerman, que também é diretor do Center for Civic Media do MIT, professor da instituição e autor do livro “Digital Cosmopolitan in the Age of Connection”.

“Advertising não é a melhor forma para trabalhar na web, é uma maneira inicial, mas não a melhor”, sentencia o executivo que participou do IT Forum Expo/Black Hat 2014, evento realizado nos dias 25 e 26 de novembro pela IT Mídia e UBM, em São Paulo.

Ele reconhece que a maioria das pessoas não gosta do modelo de publicidade e que é preciso encontrar uma nova solução. “Me sinto mal sobre as pop-ups porque ela tornou o mundo pior”, acredita. O maior problema do modelo atual, segundo o acadêmico, de anúncios on-line é que eles não seguem os interesses dos usuários e competem pela atenção dele. Uma forma de mudar a pop-up atual, diz, seria o pagamento de taxas para utilizar determinado serviço e até mesmo construir diálogos e audiência.

A boa notícia é que, segundo o acadêmico, é possível olhar para sistemas que não são bons e trabalhar duro para melhorá-los. “Fuja de sistemas ruins questionando-os”, ensina.

O acadêmico relata que há bons exemplos de soluções que não usam publicidade, como o WhatsApp, sistema de mensageria. Zuckerman diz que estamos no momento adequado para questionar o modelo, ainda que ele seja amplamente usado pelas empresas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.