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Para 79% das empresas brasileiras, 5G criará novos modelos de negócios

O 5G já ocupa a agenda estratégica da alta liderança e do conselho de administração das empresas brasileiras. Segundo a pesquisa “Tecnologia 5G: a hiperconectividade que vai mudar o mundo”, realizada pela KPMG, a maioria (71%) dos executivos brasileiros C-Level afirma que utiliza ou planeja utilizar o 5G em até cinco anos. Outros 20% disseram que já estão investindo, 8% não sabem qual será a direção das suas empresas sobre o tema e apenas 1% deles não pretende atuar nisso. A pesquisa foi conduzida com 110 executivos do Brasil, sendo 32% CFOs e 18% CEOs.

O potencial para destravar novas receitas também é entendido pelos executivos entrevistados. A maioria (79%) espera que o 5G contribua para novos modelos de negócios.

“Quando o 5G estiver em funcionamento, o Brasil estará junto com a elite de ao menos 60 países do mundo que já possuem internet de quinta geração. Nesses locais, o 5G já entrega inovações e contribui para previsões otimistas na economia e nos negócios”, destaca Márcio Kanamaru, sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG no Brasil. “Tecnicamente, o 5G oferece tempo de resposta menor entre comandos e respostas, conexões estáveis e velocidade. Com ele, diversos dispositivos podem estar conectados simultaneamente, sem sobrecarga da rede. O benefício está na execução de novas tecnologias e configurações, como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Big Data, Machine Learning e o Metaverso”.

Leia mais: Redes 5G privadas oferecem opções intrigantes aos CIOs

Apesar do entendimento do potencial da tecnologia, 46% dos executivos não souberam precisar quanto investirão em oportunidades para o 5G. Entre aqueles com orçamento definido, as cifras não ultrapassam R$ 50 milhões. Um quarto (25%) pretende investir até R$ 1 milhão. A faixa que deve dispender entre R$ 1 milhão e R$ 10 milhões corresponde a 14%, e outros 15% pretendem investir entre R$ 11 milhões e R$ 50 milhões.

Sobre a aplicação do 5G, a maior parte (20%) das respostas da pesquisa da KPMG indica recursos para a infraestrutura de Tecnologia da Informação e Nuvem, seguidos por experiência do cliente (14%). Em terceiro lugar, com 13% das respostas, está a utilização da tecnologia para marketing e comunicação.

As demais aplicações indicadas são as seguintes: cadeia de suprimentos e logística (12%), operações e backoffice (12%), gestão de pessoas e treinamento (10%), e-commerce (9%), produção e manufatura (8%).

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