Pacaembu Construtora utiliza software colaborativo para gerir obras do Minha Casa, Minha Vida

Devido à sua atuação territorial abrangente, que envolve obras localizadas em mais de 40 diferentes cidades do Estado de São Paulo, a Pacaembu Construtora, especialista na construção de empreendimentos residenciais de alta qualidade e baixo custo contemplados no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, necessitava de uma solução de colaboração que permitisse gerenciar e disponibilizar o controle de revisão dos documentos gerados nos empreendimentos com maior rapidez e segurança.

Todo o armazenamento de documentos, que era realizado dentro da rede interna e compartilhado via SharePoint, foi substituído pelo Colaborativo, software de colaboração em nuvem fornecido pelo Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação especializada em engenharia e construção.

“As informações ficavam em poder das filiais, tornando o processo de acompanhamento das obras moroso, já que não tínhamos conhecimento em tempo real do que estava sendo desenvolvido e nem do que era entregue nas obras. A partir do momento que centralizamos todos os documentos em uma única ferramenta, tivemos mais visibilidade dos empreendimentos”, pontua o gerente de projetos, da Pacaembu Construtora, Marcelo Espinheira.

Com diferentes perfis de acesso, o atendimento da solução se estende às áreas de legalização, projetos, engenharia, jurídico e administrativo, que compartilham documentos referentes a projetos, alvarás, decretos, diretrizes, laudos, memoriais e dados administrativos. “Nosso maior ganho foi desenvolver projetos obtendo, desde seu início, o acompanhamento das revisões e das liberações de todos os envolvidos”, pontua Espinheira.

Ao todo, 54 obras, entre projetos de infraestrutura, que envolvem terraplanagem, redes de água e esgoto, drenagem e ambiental, e projetos de habitação e complementares à habitação, ou seja, fundação e estrutura, hidro sanitário e instalação elétrica, já foram gerenciadas pelo Colaborativo.

Para o CEO do Construtivo, Marcus Granadeiro, a satisfação da companhia com a ferramenta comprova que a aderência da solução ao setor é imediata. “A proposta do Colaborativo é tornar os processos de engenharia e construção mais transparentes para que não haja atrasos nas obras e, consequentemente, no retorno do investimento. Além disso, temos comprometimento imediato em atender os chamados das empresas e a expertise necessária para adaptar rapidamente o escopo da solução às necessidades do negócio”, finaliza Granadeiro.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago