Os 9 principais desafios para líderes em TI em 2023
Novos desafios em TI aparecerem constantemente. Alguns deles nem são realmente novidades — apenas intensificados ou atualizados. Por isso, é importante que os líderes estejam sempre atentos.
Pós-pandemia, inflação e recessão são alguns problemas econômicos que estão assombrando todas as empresas. A área de TI também precisa se adaptar a esse cenário.
1. Incerteza econômica
2. Crescimento inteligente
O crescimento das inteligências artificiais e do Machine Learning deve ser bem planejado com responsabilidade. Apenas um plano robusto irá se sustentar.
Líderes de TI devem promover um espaço colaborativo e positivo para funcionários remotos. Assim, os times são produtivos não importa de onde trabalham.
3. Home-office gratificante
A inflação é um problema para qualquer área de uma empresa, inclusive a de TI. Os CIOs precisam estar preparados para driblar isso. Caso contrário, a retenção de talentos pode ser prejudicada.
4. Aumento de custos
O mercado de talentos em TI está cada vez mais aquecido. Por isso, os líderes devem ficar atentos não só à contratação, mas à retenção.
5. Competição por talentos
O burnout também é uma crescente. Um líder de TI deve estar sempre preocupado com a saúde dos colaboradores para evitar que eles passem por essa experiência.
6. Burnout
Equipes diversas tendem a entregar melhores resultados. Esse é um grande desafio para os CIOs: não só contratar diversidade, mas tornar o ambiente de trabalho acolhedor.
7. Diversidade nas equipes
A cibersegurança sempre foi um desafio e continuará sendo em 2023. As brechas de segurança se tornam cada vez maiores, e hackers cada vez mais espertos.
8. Ameaças à segurança
A nuvem já não é novidade, mas o uso de maneira inteligente ainda exige planejamento por CIOs e treinamento de colaboradores. Por isso, continua sendo um desafio.
9. Aproveitar a nuvem
Quer saber mais sobre os desafios que a TI tem para este ano? Então, não deixe de acompanhar o IT Forum para ficar por dentro de todas as novidades!