Categories: Notícias

Operadoras devem cumprir a partir de hoje novas regras que protegem direitos dos consumidores

A partir desta terça-feira (8), as empresas de telefonia, internet e TV por assinatura deverão cumprir com as novas regras Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). As normas passam a valer a partir de hoje e incluem a obrigação das prestadoras em facilitar o cancelamento imediato dos serviços.
Com isso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende diminuir o número de reclamações realizadas pelos consumidores. As prestadoras deverão permitir o cancelamento das contas não apenas através de atendentes, mas também por atendimento automático através por meio de telefone, internet e até mesmo lojas associadas – estas deverão inclusive atender clientes que buscam resolver problemas com suas contas e registrar reclamações.
O retorno sobre reclamações relacionadas a cobrança de valores deverá ser cumprido em até 30 dias, caso contrário a companhia terá de corrigir automaticamente o valor da fatura. Se a fatura da conta já tiver sido paga pelo consumir, a operadora deve devolver o valor em dobro. Além disso, as novas regras estipulam que as operadoras deverão retornar as ligações, caso elas caiam.
Os créditos de contas pré-pagas terão validade mínima de 30 dias, de forma que as operadoras deverão informar aos usuários sobre seu vencimento. O mesmo vale para os planos pós-pagos, em que as empresas deverão avisar quando os serviços de mensagem (SMS) e internet móvel estão próximos de atingir os limites contratados. As operadoras também deverão disponibilizar informações sobre ofertas e planos de vendas em seus sites para impedir que um mesmo plano seja vendido com valores diferentes.
Procuradas pela Agência Brasil, as operadoras Claro, Tim, Oi, Telefônica Vivo e GVT informaram que estão trabalhando para cumprir com as mudanças estipuladas no novo regulamento dentro do prazo.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago