Imagem: Reprodução
A OpenAI está perdendo dinheiro com seu plano ChatGPT Pro, lançado em dezembro passado pelo valor mensal de US$ 200. De acordo com Sam Altman, CEO da companhia, o montante não é suficiente para cobrir os custos decorrentes da alta demanda dos usuários pela ferramenta.
O ChatGPT Pro garante acesso a uma versão avançada do modelo o1 da OpenAI. O plano também remove limites de uso em outras ferramentas da companhia, incluindo a Sora, especializada na geração de vídeos por IA.
Em uma série de postagens no X, Altman afirmou que escolheu “pessoalmente” o preço, acreditando que o valor “geraria lucro” para a companhia. Os assinantes, no entanto, utilizam o serviço muito além do que a empresa previa.
Leia também: OpenAI considera nova estrutura corporativa com foco em lucratividade
Em entrevista à Bloomberg, publicada neste domingo (5), Altman revelou que o processo de definição do preço do plano premium original do ChatGPT também não foi baseado em um estudo aprofundado.
“Acho que testamos dois preços: US$ 20 e US$ 42. As pessoas acharam que US$ 42 era demais e ficaram satisfeitas em pagar US$ 20. Escolhemos US$ 20”, contou o CEO. “Não foi um processo rigoroso, do tipo ‘contratar alguém para fazer um estudo de precificação’.”
No final de 2024, a OpenAI detalhou um novo plano para se converter em uma empresa focada na lucratividade. A projeção da organização é alcançar receitas de US$ 11,6 bilhões neste ano e US$ 100 bilhões até 2029.
*Com informações de TechCrunch
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