A Prefeitura de São Paulo, Visa e Mastercard anunciaram nesta quinta-feira (12) esforços para facilitar o pagamento das passagens de ônibus na capital paulista. A partir de sábado (14), paulistanos e turistas poderão pagar a passagem de ônibus diretamente com seus cartões Visa ou Mastercard de débito, crédito, pré-pago, smartwatches ou smartphones que possuam a tecnologia de pagamento por aproximação.
Na primeira fase do projeto, a tecnologia será embarcada em aproximadamente 200 ônibus municipais que operam em 12 linhas da capital paulista. Por enquanto, trata-se de um projeto piloto com duração de três meses. Com a novidade, a ideia é que passageiros ganhem tempo e comodidade, uma vez que dispensa a necessidade de carregar o bilhete único ou ainda transportar dinheiro para o pagamento da passagem. Ao mesmo tempo, garante maior fluidez no embarque.
A Visa lançou em abril deste ano o pagamento por aproximação no metrô do Rio de Janeiro. Segundo a operadora, o número de transações por aproximação realizadas nas 41 estações vem crescendo quase 60% a cada mês. “Isso prova que benefícios como conveniência, rapidez e segurança estão cada vez mais evidentes na vida dos cariocas e dos turistas. Para se ter uma ideia do sucesso desse projeto, 94% das pessoas que usam a solução no transporte público, seguem usando como hábito. Tenho certeza de que em São Paulo não será diferente”, conta Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil.
João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard para Brasil e Cone Sul, destaca a praticidade e agilidade para solução e transformação digital que o transporte público também vivencia: “Esse projeto oferece ao usuário a possibilidade de usar nos ônibus da cidade o mesmo cartão ou dispositivo que utiliza para suas compras diárias, tirando a necessidade de se ter dinheiro no bolso ou bilhetes específicos que fazem mais sentido para usuários frequentes”, explica o executivo. “A tecnologia de pagamento por aproximação trará agilidade e praticidade para a cidade, já que é cerca de 10 vezes mais rápida que o pagamento em dinheiro”, complementa. Em Londres, a Mastercard ajudou na implementação do sistema de pagamento por aproximação no transporte público em 2014. Segundo a companhia, o método responde atualmente por 55% das viagens realizadas no metrô
Com a nova forma de pagamento, o passageiro não vai mais ter que sacar dinheiro, perder tempo em filas ou lembrar do trocado da passagem do ônibus. Basta aproximar o cartão de crédito, débito, pré-pago ou o dispositivo móvel com a tecnologia de pagamento por aproximação em um dos validadores sinalizados para o uso da nova tecnologia. Tanto o cartão, quanto os terminais habilitados possuem o sinal de quatro ondas.
A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura (para cartões de crédito) ou na conta corrente (para cartões de débito), sem custo adicional ou taxas. Os passageiros também podem usar suas respectivas carteiras digitais para realizarem o pagamento por aproximação.
Com isso, São Paulo se une a cidades do mundo todo, incluindo Nova York, Londres, Rio de janeiro e Cingapura, permitindo que a tecnologia por aproximação melhore a experiência do cidadão.
Na lista abaixo, confira as linhas participantes do projeto piloto na cidade de São Paulo:
2590/10 — Pq. D. Pedro II/União de Vl. Nova
4031/10 — Metrô Tamanduateí/Pq. Sta. Madalena
6030/10 — Term. Sto. Amaro/UNISA-CAMPUS 1
917M/10 — Metrô Ana Rosa/Morro Grande
2002/10 — Term. Bandeira/Ter. Pq. D. Pedro II
715M/10 — Lgo. da Pólvora/Jd. Maria Luiza
908T/10 — Butantã/Pq. D. Pedro II
9300/10 — Ter. Pq. D. Pedro II/Ter. Casa Verde
9500/10 — Pça. Do Correio/Term. Cachoeirinha
5129/10 — Term. Guarapiranga/Jd. Miriam
807M/10 — Shop. Morumbi/Term. Campo Limpo
675R/10 — Metrô Jabaquara/Grajaú
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…