Omni-Channel: hype ou estratégia vencedora?
O consumidor multi conectado deseja ter a mesma satisfação, seja na loja física, no laptop, no tablet ou smartphone, através da smart TV, das redes sociais, etc

Quem trabalha no setor varejista, muito provavelmente já deve ter ouvido ou vai ouvir falar de Omni-Channel, que é uma nova estratégia de marketing e vendas para o mercado de retail multi-canais, ou seja, lojas físicas, internet, celular, etc, integrado de modo a atender o consumidor aonde ele estiver.
De maneira prática, estamos falando da aproximação entre consumidores e empresas, o que permite ao cliente comprador ter uma experiência de compra cross-channel. O consumidor multi conectado deseja ter a mesma satisfação, seja na loja física, no laptop, no tablet ou smartphone, através da smart TV, das redes sociais, sites de compras coletivas, entre outros.
É cada vez mais comum a situação na qual o consumidor visita a loja, conhece o produto, avalia, testa e depois realiza a compra através da internet em busca de melhor preço, garantias, rapidez na entrega e, principalmente, no pós-venda oferecido pelo varejista. O usuário está cada vez mais conectado, mas também mais exigente.
O varejista, por sua vez, deve ter um projeto bem definido de expansão multicanais para suportar esta nova demanda. Definir a identidade visual da empresa, valorizando a marca e os produtos, e ter um site responsivo e que apresente de forma similar esta identidade nos diversos canais disponibilizados é o primeiro passo.
Em um segundo momento é preciso abrir o canal de multiplataformas através do investimento em Mobile commerce (tablets e smartphones), TV commerce (smart TVs), Social commerce (redes sociais e compras coletivas) e Market places como Amazon e eBay. A publicidade com QR codes e NFC embutidos também podem gerar bons resultados.
Por último e tão importante quanto os tópicos anteriores está o enfoque na experiência de compra do consumidor, que é realizada através de um site com bom tempo de resposta, levando o consumidor rapidamente à tela de finalização da compra e com profissionais treinados e motivados para atendimento em todas as etapas do processo. O parceiro de desenvolvimento, implementação e integração destes diversos canais digitais também deve ser apropriadamente selecionado.
Uma estratégia adequada de atendimento ao consumidor através de uma rede varejista multicanais pode definir quais empresas seguirão no mercado e quais simplesmente serão esquecidas, pois para crescer, assim como sobreviver às novas tendências, o varejo tradicional precisa acompanhar os avanços tecnológicos e tornar a experiência da compra do cliente algo convidativo e estimulante.
(*) Adriano Balaguer é senior business consultant da GFT Brasil