OLX melhora experiência do usuário ao adotar AI

Conforme as empresas em todas as indústrias se transformam digitalmente, torna-se ainda mais importante entender o comportamento de seus clientes a fim de oferecer uma experiência melhor e personalizada. Isso levou as organizações a usar a inteligência artificial (AI) em seus processos do dia-a-dia, como foi o caso da OLX, uma das maiores plataformas de marketplace para compra, venda ou troca de produtos usados.
Há sete anos no Brasil, a empresa tem crescido significativamente. Com 700 mil novos acessos por mês e 50 vendas por minutos, a plataforma movimentou R$ 81,9 bilhões em 2016 em operações de compra e venda, alta de 18% sobre 2015. Ainda no ano passado, a OLX apurou vendas de 24,6 milhões de produtos, crescimento anual de 90%.
Todo este alcance, entretanto, trouxe alguns desafios à empresa, tais como atender seus usuários com qualidade, gerando confiança e fornecendo um conteúdo seguro, relevante e de qualidade. Para tal, a companhia então decidiu apostar na inteligência artificial.
De acordo com Raul Rentería, head de big data da OLX Brasil, a estratégia se baseou na análise de três pontos fundamentais: entender a oportunidade, ou seja, onde aplicar a tecnologia, ter infraestrutura para captar e transformar dados em larga escala e ter um time de profissionais dedicados a isso.
Transformar dados em produtos
Em painel realizado nesta quarta-feira, 8, no IT Forum Expo 2017, o executivo deu detalhes de como foi possível obter resultados significativos ao usar a inteligência artificial para transformar dados em produtos e melhorar a experiência do usuário, por meio de duas ações distintas.
A primeira delas foi criar uma galeria com conteúdo recomendado com base nos dados de navegação do usuário. O objetivo foi medir o engajamento e desempenho a partir de duas métricas: o número de cliques nos anúncios e de contatos com os anunciantes.
Através da filtragem colaborativa, ou seja, análise comparativa entre perfis semelhantes foi possível entender o perfil do usuário e, desta forma, conquistar ganhos. “Conseguimos maior engajamento. A taxa de cliques quase triplicou, enquanto o contato com anunciantes aumentou em até 80%”, comentou.
Em um outro momento, a OLX usou a inteligência artificial para ajudar o usuário a encontrar um conteúdo apropriado. Neste caso, com o aprendizado de máquina foi possível entender o perfil do usuário, através dos dados pessoais em sua conta e dados de uso do site, e focar no conteúdo e anúncios de maior potencial para cada perfil. Como resultados, a empresa garantiu maior eficiência e melhorou a experiência do usuário.