Os Chief Data Officers (CDOs) estão entre os executivos mais procurados entre as corporações para as quais a análise de dados se tornou pedra angular das estratégias digitais. Mas a corrida para promover peritos em análise de dados para o papel CDO criou um novo desafio: encontrar líderes que consigam usar dados para ajudar a conduzir a transformação dos negócios.
Não são poucas as empresas nos Estados Unidos que têm promovido gerentes para o papel CDO baseadas na magia técnica destes profissionais, em vez de suas capacidades de liderança, diz Joshua Clarke, sócio da Heidrick & Struggles, que destacou o problema no relatório “Escolhendo o diretor de dados correto”.
Muitos desses CDOs conseguiram normalizar dados e alavancá-los para melhorar a tomada de decisões, mas muitos falharam por não terem conhecimento empresarial. Isso criou um “vácuo de liderança” no qual o CDO nem sempre está qualificado para falar a língua do negócio, muito menos aplicar dados para obter uma vantagem competitiva ou transformar o negócio, diz Clarke.
Se esse paradoxo parece familiar, é porque o papel do CIO seguiu um caminho semelhante. Durante grande parte das duas últimas décadas, os líderes de TI foram promovidos a CIOs com base em seus conhecimentos tecnológicos. Mas à medida que mais empresas reconheciam que a tecnologia poderia ser a alavanca para obter vantagem estratégica, os conselhos empresariais começaram a procurar CIOs que demonstraram excelentes habilidades de liderança. CIOs que comprovadamente estavam em condições de se associar com seus pares das áreas de negócio para impulsionar a estratégia de crescimento das organizações.
Os CIOs de hoje são capazes de criar soluções que atendam às necessidades dos funcionários e clientes, bem como de demonstrar capacidade de pensar fora da caixa para ajudar suas empresas a ficar à frente dos concorrentes.
Embora o CDO não precise ser um cientista de dados com Ph.D, ele ou ela deve ser capaz de contratar e trabalhar com tais profissionais para atingir objetivos de análise corporativa.
Para ajudar as empresas a descobrirem que tipo de líder necessitam para pastorear estratégias de dados, Clarke e Rayn Bulkosk, também sócio da Heidrick & Struggles, entrevistaram 82 executivos de dados e Analytics e identificaram oito arquétipos de CDOs.
1 – O Profeta – Os profissionais com qualidadespara fazer análises preditivas representraram ao maior número (34%) de CDOs entrevistados por Clarke e Bulkoski.
Como “líderes de aprendizagem”, procuram expandir
seus conhecimentos e aprimorar seus conhecimentos – tanto que têm sido promovidos com base nesse conhecimento técnico. Eles coletam dados, refletem sobre ele e tomam suas decisões.
Mas sua natureza reflexiva é um calcanhar de Aquiles. Não raro, esperam muito tempo para tomar uma decisão e perdem janelas de oportunidade.
“Essa cautela pode ser incapacitante na fase de” transformação “,
quando a rapidez no mercado e a vantagem do primeiro movimento são
críticas”, escreveram Clarke e Bulkoski.
2 – O Piloto:
Com 22%, os pilotos são essencialmente visionários estratégicos que
podem transformar conceitos em ação e resultados, diz
Bulkoski.
Eles apreciam ambientes que resistem a interrupções significativas,
como mercados em rápido movimento e startups, onde ideias de rápida execução são essenciais.
Ao contrário dos profetas, os pilotos são imunes à “paralisia de
análise” e estão abertos a trabalhar com outras pessoas.
Mas os pilotos às vezes podem empurrar seus colegas de trabalho a agirem mais
rápido do que eles estão dispostos e prontos.
Além disso, os pilotos lutam em ambientes rígidos, com aversão ao
risco, repletos de microgerentes que preferem abordagens conservadoras.
3 – O Colaborador: Com 20%, gostam de jogar em equipe, com profetas e pilotos jogando junto, ao seu lado, se destacando e compartilhando o crédito pelo sucesso
coletivo. Às vezes, no entanto, sua obsessão por cultivar pessoas e relacionamentos vem às custas da visão estratégica e do planejamento. Eles podem lutar para se afirmar – tanto que podem vir a ser o melhor apoio para os Pilotos.
Os cinco arquétipos restantes são:
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O
amplo espectro de arquétipos é animador, diz Clarke, acrescentando que, há três anos, a Heidrick & Struggles recrutava profetass e raramente encontrava outros tipos de CDO. Além disso, 94%
dos CDOs entrevistados disseram que seus papéis mudaram de escopo e
complexidade mais de uma vez nos últimos cinco anos.
“Isso mostra que o papel de CDO é fluido”, diz Clarke. “As empresas estão evoluindo os papéis e as exigências e os líderes precisam evoluir para permanecerem relevantes.”
De acordo com os sócios da Heidrick & Struggles, o mercado de CDOs está crescendo rapidamente.
Em 2015, a Forrester Research informou que 45% das 3 mil maiores empresas
globais tinham nomeado um CDO e 16% esperavam fazê-lo nos próximos 12
meses. A Heidrick & Struggles recrutou 100 CDOs em 2016, 20% a mais do que em 2015, de acordo com Clarke.
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