O valor que a Orquestração de Rede traz aos negócios

Author Photo
11:07 am - 07 de julho de 2015
Criar juntamente com clientes pode ser uma boa estratégia para empresas que querem ser mais assertivas em seus produtos e trazer valor aos negócios

Em outros tempos, essa realidade poderia estar fora de cogitação, mas é exatamente nessa cocriação que empresas como Apple (com seu Developer Network) e AirBnB (que oferece uma base de dados on-line e outros serviços para seus clientes) apostam atualmente. O nome desse modelo de negócios é chamado de Orquestração de Redes.

Ao explorar novas tecnologias, essas gigantes conseguem colocar seus clientes no centro e inovar nos negócios – não é à toa que elas estão entre as empresas que mais inovam nos últimos tempos. O resultado é uma receita crescente, boas margens de lucros, eficiência e valor de negócios. 

Uma pesquisa realizada pelo Harvard Business Review chegou a um consenso sobre quatro tipos de clientes que podem ajudar as empresas a desenvolverem esse tipo de modelo de negócios. Conheça esses perfis e o tipo de nível de afinidade que eles representam:

1 – Transactors: aqueles que não possuem qualquer fidelidade com a marca. Eles compram, mas não possuem um real interesse sobre a empresa ou querem estabelecer qualquer tipo de relacionamento.

2 – Supporters: como o nome sugere, eles suportam a marca, realizando compras regularmente. No entanto, eles não possuem qualquer engajamento no sentido de promover a marca.

3 – Promoters: as comprar são frequentes e eles são fieis. Se identificam com a marca e a recomenda, promovendo o reconhecimento da companhia por meio do boca a boca.

4 – Co-creators: são tão envolvidos com a marca, que oferecem seus ativos, conhecimento e relacionamento para criar valor e receber valor de volta.

Ainda de acordo com a HBR, empresas que desenvolvem a Orquestração de Rede entregam valor para os acionistas duas a quatro vezes maior do que empresas que não se beneficiam desse tipo de modelo de negócio.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.