Categories: Notícias

O que os recrutadores de TI esperam dos candidatos na entrevista

Estimativas sobre o mercado brasileiro de TI indicam que neste ano serão abertas mais de 70 mil vagas para profissionais da área, sendo que 33 mil são destinadas a profissionais graduados em cursos superiores. Essa a projeção da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) para 2014, que revela que o déficit de profissionais de mercado será de 45 mil pessoas.

Apesar do cenário ser favorável para graduandos e recém-formados, já que as empresas disputam entre si para contratar os melhores talentos da tecnologia da informação, eles também devem fazer sua parte no momento dos processos seletivos. ?A indústria da TI é altamente competitiva e está em rápido crescimento. Assim as companhias esperam muito mais dos candidatos do que nunca antes?, afirma Gabriella Petralia, recrutadora sênior de TI na empresa americana Mondo.

Quem está ingressando agora no mercado precisa se destacar na hora da entrevista e, por isso, elencamos aqui alguns erros comuns que devem ser evitados para não cair nas próprias armadilhas.

1. Você não está preparado

?Os recém-formados devem pensar em se preparar em termos de ?Eu tenho o conhecimento e as habilidades requeridas??, mas o que eles realmente devem saber é que preparação também tem a ver com se familiarizar com a companhia?, destaca Karen Tegan Padir, CTO da Progress e membro do Instituto Politécnico Worcester, nos Estados Unidos.

?Conheça o modelo de negócios, leia mais sobre a empresa no site oficial, faça uma pesquisa no Google e veja as notícias sobre a empresa e também conheça seus principais concorrentes?, recomenda a executiva.

A especialista de RH da Mondo também sugere aos candidatos para que se familiarizem com as tecnologias usadas na companhia. ?Se você disser ?Eu sei que você utiliza Salesforce ou PHP?, pode ajudar você a fazer uma conexão e mostrar que fez sua tarefa de casa.?

2. Você não tem presença digital

Muitos recrutadores buscam seus talentos em redes tecno-sociais, e não ter uma presença forte nelas pode tirar o candidato da jogada, revela Gabriella Petralia, da Mondo. ?Hoje em dia é menos importante ter um bom estudo ou artigo feito por você do que compartilhar publicamente seu trabalho nessas redes?, comenta.

Criar uma conta no GitHub, onde você pode colaborar, avaliar códigos, e gerenciar projetos open-source, e não esquecer do Twitter e LinkedIn para mostrar seu trabalho, são recomendações da especialista. ?Isso ajuda a criar uma imagem sólida das suas habilidades na vida real. Moste trabalhos e aplicações desenvolvidas ou códigos escritos por você. Os recém-graduados que não fazem isso estão atrás de muitos.?

Estar presente em comunidades relacionadas à tecnologia, como GitHub, é muito importante de acordo com a CTO da Progress. ?Há muitas comunidades de desenvolvedores e de open-source das quais você deve participar. O envolvimento com elas demonstra que você é interessado no trabalho que faz e que está sempre buscando aprender e tentar novas coisas?, ela avalia.

3. Falar sobre salário muito cedo

Nunca questione sobre salário e compensações no começo do processo de seleção, adverte a CTO da Progress. Em vez disso, deixe que o gestor ou o RH inicie essa conversa. ?Ir para uma entrevista com uma abordagem focada apenas na remuneração não é a melhor escolha. Você deve focar em mostrar o que pode contribuir e acrescentar valor à companhia, e não no que a companhia pode fazer por você.?

E quando o recrutador tocar no assunto logo no começo da entrevista, a recomendação é dizer que você deseja uma remuneração competitiva ou comparativa em relação ao mercado. ?Muitas vezes o candidato encontra-se em uma situação se deve ou não aceitar um emprego por conta do salário. O ideal é resolver depois da entrevista se não quer aceitar o emprego por causa do dinheiro, mas nunca deve fazer isso logo de cara.?

Assim, o candidato deve sempre tentar provar primeiro seu valor: ?Mostre que você pode ajudar a companhia a se mover para a direção certa?, recomenda Padir.

4. Você não faz perguntas

Ao final da entrevista, quando o recrutador questiona se você tem alguma pergunta, sempre esteja preparado para fazê-lo. ?Eu odeio entrevistar pessoas onde tenho que fazer todas as perguntas e quando questiono se têm dúvidas elas sempre dizem não. O candidato deve fazer pelo menos uma pergunta para mostrar que está engajado?, diz a CTO da Progress.

Sobre isso, a recrutadora de TI da Mondo, Gabriela Petralia, afirma que muitas pessoas acham que quando o recrutador faz essa pergunta significa que a entrevista acabou. ?Pelo contrário, é outra oportunidade de mostrar que sua experiência é relevante: pergunte sobre as plataformas de tecnologia de que são necessárias ter domínio, pergunte sobre a cultura da empresa ou quais os projetos que estão no pipeline?, indica a especialista.

5. Você não agradece

Uma vez que a entrevista chega ao fim, deve-se escrever uma mensagem de agradecimento a quem o entrevistou, recomenda Petralia. ?Faça um contato básico com quem você conversou na empresa. Isso vai deixar seu nome mais fresco na memória deles. Além disso, não deixe de reiterar seu interesse na vaga e agradeça pelo tempo deles concedido a você?, diz.

 

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago