O que a geração Millennials tem a ver com atendimentos remoto?

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8:31 am - 15 de março de 2017

Os Millennials, ou Geração Y, como são conhecidos os jovens nascidos a partir de 1980 buscam condições de trabalho diferenciadas. Em uma pesquisa realizada recentemente pela consultoria Deloitte, foi apontado que 75% dos entrevistados gostariam de trabalhar em suas casas ou em outros lugares que se sintam mais produtivos. A flexibilidade e o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal são fortes características perseguidas por eles.

Agora, trazendo esse perfil a um dos mercados que mais contrata esses jovens profissionais, os call centers, percebe-se uma necessidade de alinhar expectativas e realidades para garantir a satisfação entre empresas e funcionários. De acordo com o Sindicato dos Telefônicos do RS, no Brasil existem cerca de dois milhões de trabalhadores em Telecentros, atuando como braços terceirizados de grandes empresas em Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou na área de venda.

Um ponto importante de observar nesse setor é o alto índice do turn over, que pode chegar em até 85%, de acordo com os dados do segmento. Para as empresas que prestam serviços de Call Center lidar com essa rotatividade é um dos maiores gargalos financeiros. O investimento em novas contratações e treinamentos constantes é bem expressivo.

Uma opção para o setor, capaz de atingir a necessidade desses jovens e diminuir o turn over, é montar estações de trabalho remoto, ou Home Atent, como são conhecidos essa nova modalidade de trabalho.

Entre os benefícios desse novo atendimento estão a redução de custos e tempo com deslocamentos, já que o funcionário não precisa perder horas do seu dia em transportes públicos ou trânsito. Para a empresa, o lado positivo, além de contribuir com a mobilidade urbana, é ter a certeza do atendimento ao cliente mesmo em dias de fortes chuvas ou greves. Trabalhando de casa, o atendente ganha qualidade de vida e isso reflete no bom atendimento ao cliente.

Mas para que isso seja possível, a empresa precisa contar com a ajuda da tecnologia para garantir a segurança e qualidade neste tipo de atendimento remoto.

No mercado brasileiro há empresas especializadas na implantação de redes de comunicação com capacidade de atender a demanda por aplicações de negócio como ERP e CRM, além das aplicações de comunicação corporativa que combinam voz, vídeo e dados em uma ou múltiplas localidades.

Na prática, oferecem soluções que permitem que o atendente se conecte remotamente o sistema da empresa para qual presta serviço, depois de autenticar seu acesso. O próprio sistema monitora as horas trabalhadas e certifica que o profissional contratado é o mesmo que está realizando as chamadas. Tudo para garantir qualidade no serviço prestado.

E a sua empresa, está preparada para a nova maneira de se fazer negócios com a ajuda da geração Millennials?

*André Migliorelli é diretor-executivo da A5 Solutions

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