Um dos clichês quando se fala nas mudanças do trabalho é apontar para profissões e ocupações que seriam impensáveis alguns anos ou décadas atrás. Que agricultor imaginaria, há cem anos, que as empresas contratariam equipes inteiras para trabalhar com marketing? Ou, para ficar num exemplo mais recente, quem diria nos anos 1990 que o negócio de criar e manter websites viraria uma indústria?
Somente dez anos atrás a ideia de uma carreira profissional desenvolvendo programas para telefones celulares seria impensável – mas, segundo uma estimativa da consultoria App Annie, daqui dois anos a economia dos aplicativos, sustentada por 6 bilhões de celulares e tablets, vai movimentar 258 bilhões de dólares.
Um relatório recente do Fórum Econômico Mundial afirma que dois terços das crianças que estão entrando na escola hoje terão empregos que ainda não existem. Mas, como disse celebremente o físico Nils Bohr, fazer previsões é muito difícil, especialmente sobre o futuro.
Mas quais são os empregos “do futuro” que já existem hoje? Examinar para onde caminha a tecnologia oferece algumas pistas reveladoras. Um bom ponto de partida é o tema da mudança climática, que levou à eleição da adolescente sueca Greta Thunberg como a Pessoa do Ano pela revista Time.
Segundo as projeções do departamento de estatísticas econômicas do governo americano, duas das ocupações que terão maior aumento no número de vagas entre 2016 e 2026 são as de técnicos em energia solar (crescimento de 105%) e energia eólica (96%).
Confira a análise completa na IT Trends*
*IT Trends é uma edtech que tem a missão de preparar e educar profissionais para a economia digital por meio de informação, análises e cursos
Leia também na rede IT Trends
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…