O que é Kanban?

Um dos princípios básicos para organizar a mente é fazer lista de atividades. Você certamente tem uma, seja analógica, no papel, ou digital. Essa simples tarefa, observa a Mastertech, é um princípio básico para organizar a mente, delinear atividades e ajudar na priorização das mais importantes.

Nessa mesma linha, uma prática similar surgiu com força no final de 1940 nas fábricas da Toyota. A empresa começou a estudar supermercados com a ideia de aplicar técnicas de prateleira nos processos da fábrica. Ao perceberem que os funcionários dos supermercados apenas reabasteciam as prateleiras quando o produto estava perto de se esgotar, a fábrica adotou a mesma prática de produzir apenas o que era necessário.

Essa técnica de produção puxada, onde cada operação é alimentada pela demanda da etapa anterior, foi nomeada de Kanban e sinalizada a partir de cartões visuais que indicavam os passos seguintes no processo de fabricação.

O que é Kanban?

Kanban é uma palavra de origem japonesa que significa “cartão” ou “sinalização”. Essa palavra deu origem a um método que oferece uma série de práticas para reduzir atividades desnecessárias, melhorar a comunicação da equipe e facilitar a visualização das práticas em um projeto.

De forma prática, o kanban é um quadro com anotações que ajuda a assimilar e a controlar o progresso de suas tarefas de forma visual. Essas anotações são normalmente dispostas em post-its e, ao término de cada tarefa, o papel é puxado para a etapa seguinte até que a mesma seja finalizada.

 

Ao olhar para um quadro Kanban é muito fácil enxergar como o seu trabalho e da sua equipe estão para entender o que deve ser feito a seguir. O Trello é um dos exemplos mais emblemáticos de Kanban virtual.

O que dá para fazer com Kanban?

Por ser um dos métodos de desenvolvimento de software menos prescritivo, o Kanban se adapta a qualquer tipo de tarefa e cultura organizacional. E não precisa largar mão de métodos ágeis que incentivam a flexibilidade, é só aliar um ao outro.

O Kanban é uma direção que pode ser aplicada de onde você estiver e que, apesar de muito simples, auxilia muito na visualização do fluxo de trabalho, na noção de limites com relação ao número de atividades designadas, na gestão de tarefas, feedbacks e controle de qualidade.

Com o método Kanban é possível melhorar a gestão de mudanças com menor esforço, visualizar projetos dentro de um processo simplificado, reduzir custos e tempo dos ciclos e melhorar a comunicação da equipe.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago