Notícias

O que é e para que serve um Data Center Outdoor

Data Centers são ambientes complexos e responsáveis pelo processamento das informações de empresas de todos os segmentos, setores e portes. Por isso, seu desenvolvimento exige um tempo considerável de planejamento e criterioso processo de construção até que esteja habilitado para operação.

O espaço físico disponível para implantação pode ser uma dificuldade para certas organizações, principalmente quando se deseja implementar um Data Center em um edifício existente e com espaços limitados. Assim, uma das alternativas para a falta de espaço é o Data Center Outdoor.

Esses ambientes possuem a mesmas características e composição de um Data Center Indoor – abrigam servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados (storages), sistemas de ativos de rede (switches e roteadores), bem como toda infraestrutura elétrica, mecânica, detecção e combate a incêndio, monitoração e segurança física – e seus diferenciais estão na possibilidade de serem alocados em ambientes externos.

A infraestrutura Outdoor se desdobra em dois modelos: o container marítimo – que por suas limitações de tamanho tem pouco espaço interno, não modular para expansões e não desmontável; recomendado como alternativa temporária para o armazenamento de dados, até que um ambiente mais complexo seja concluído e instalado.

E o segundo, o Modular, formato que possui tecnologia modular – pré-fabricada, previamente testada, de fácil e rápida implementação e que permite, assim como um Lego, acoplar ou subtrair partes e alterar o tamanho, forma e capacidade de acordo com as necessidades de cada cliente podendo assim adaptar-se facilmente a qualquer espaço disponível além de permitir crescimento para futuras expansões.

Em resumo, os benefícios das soluções Outdoor – considerando as opções mais completas do mercado – estão diretamente relacionados à praticidade e flexibilidade de espaço físico que proporcionam em relação ao Data Center Indoor, sem perda em termos de qualidade e entrega. Por isso, a opção pela solução Outdoor se dá pela urgência na implementação de um ambiente em operação e pela falta de um local adequado no interior do prédio para construir o Data Center – que seria o cenário ideal para o armazenamento de dados. Nesse caso, se a infraestrutura for modular e segura – adequada, preparadas para resistir ao tempo, e com a devida manutenção – essa solução pode até mesmo ser definitiva.

Por ser um investimento representativo e de grande contribuição para a continuidade dos negócios, antes de optar por uma das possibilidades de Data Center é necessário considerar dois fatores iniciais: espaço interno e externo disponíveis, criticidade das informações armazenadas e tempo disponível para implementação. 

*Luiz Cristiano Soares é gerente de engenharia na Aceco TI.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago