Quando se trata de contratar cientistas de dados, os melhores salários e a comida gratuita podem não ser suficientes. Dada a atual crise de talento em ciência de dados, pode parecer que a lista usual de benefícios e regalias voltadas para startups – academias no local, salas de descanso com videogames e mesas de bilhar etc – poderia dar a sua organização uma vantagem.
Mas a verdade é que a maioria dos cientistas de dados com quem falamos quer algo mais profundo e mais significativo – e tudo isso tem a ver com o trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Burtch Works Executive Recruiting, 82% das organizações planejavam contratar profissionais de análise ou ciência de dados e 70% também esperavam expandir suas equipes de análise e ciência de dados no primeiro semestre de 2019.
Isso é uma ótima notícia para os profissionais de ciência de dados, mas más notícias para as empresas que estão tentando contratar, enquanto o mercado está passando por uma escassez na área.Mas não deixe que a escassez o prejudique – ainda existem muitas maneiras de atrair talentos em Data Science para sua organização. Aqui discutimos com cientistas de dados e aqueles que tiveram sucesso em contratá-los, o que os atrai mais em um novo emprego.
Mesmo que sua empresa possa concorrer com os orçamentos de contratação das gigantes da tecnologia de hoje, isso ainda não é suficiente para obter o melhor talento em dados, de acordo com cientistas com quem conversamos.
“Se alguém fez a escolha de buscar ciência de dados, obviamente valoriza outros aspectos de uma carreira, pelo menos tanto quanto remuneração. As empresas podem competir facilmente oferecendo espaço para aprender e exercitar a criatividade, além de competir em salário. E a boa notícia é que não precisa ser um sacrifício: os resultados da pesquisa podem ser extremamente valiosos”, diz Mike McCourt, cientista de dados da Invoca.
Um salário alto pode ser uma aposta para trazer um cientista de dados para a mesa de negociação e talvez até contratá-lo, mas não é suficiente para mantê-lo lá se sua estratégia de dados estiver desorganizada ou se você oferecer uma cultura ou mentalidade ruim da organização. E com uma remuneração significativa quase garantida, o principal motivador para a maioria dos cientistas de dados é um trabalho significativo.
Os cientistas de dados com quem conversamos não querem ser mais uma etapa de um processo. Eles querem inovar, fazer perguntas importantes e ver como o trabalho deles beneficia diretamente a empresa.“Eu realmente quero a chance de resolver problemas que não foram resolvidos antes. É fácil ingressar em uma grande empresa com modelos pré-existentes, onde você simplesmente conecta dados e obtém resultados, mas isso não é muito interessante”, diz Parnian Zargham, cientista de dados e engenheiro de aprendizado de máquina da Harness.
Albert Ziegler, cientista de dados da Semmle, concorda. Ziegler quer trabalhar em equipes inovadoras que “incentivem o crescimento individual” e lidem com problemas que capturam sua imaginação. E se os dados com os quais ele está trabalhando no dia a dia são interessantes por si só, isso é um bônus adicional. Essas considerações foram levadas em consideração na decisão de assinar com o provedor da plataforma de análise de código.
“Eu sabia que estaria trabalhando com as melhores pessoas em ciência de dados de ponta. E sinto que a missão da empresa de garantir o código que administra o mundo é um objetivo que vale a pena. É sempre mais divertido fazer algo em que você pode acreditar”, diz Ziegler.
E se seus projetos de ciência de dados forem um pouco mundanos ou repetitivos? Ou sua empresa não possui uma declaração de missão que salva o mundo? Considere deixar seus cientistas de dados trabalharem em projetos fora de suas responsabilidades diárias. Essa liberdade ajudará a envolvê-los e a aprimorar suas habilidades. Eles podem até descobrir novas oportunidades, lucros ou soluções, uma vez que possam exercitar sua criatividade. “É claro que meu trabalho consiste em manter nossos modelos e solucionar problemas dos clientes, mas também tenho tempo reservado para inovação e pesquisa”, diz McCourt da Invoca. “Meus gerentes reconhecem o valor em me permitir explorar novas ideias. Enquanto muitos deles não dão certo, vários se transformaram em novos produtos que oferecemos.”
Para contratar os melhores cientistas de dados, você precisa controlar seus dados. Os cientistas de dados desejam ingressar em uma empresa que tenha uma visão, estratégia e orçamento claros para capitalizar os dados. Eles querem saber como seu trabalho contribuirá para o resultado final, caso contrário “pode haver desafios na comunicação do ROI da ciência de dados e progresso nas iniciativas”, diz Paul Bradley, vice-presidente sênior e cientista de dados da Waystar.
Isso não quer dizer que você precise de uma estratégia “configure e esqueça” – os cientistas de dados ainda querem resolver problemas. Mas ter um forte plano de dados garantirá que os cientistas de dados saibam o que estão fazendo antes de assinarem o contrato. Também indica que seu papel será apoiado e que o trabalho que realizam tem valor aos olhos da liderança executiva. Ninguém quer vasculhar terabytes de dados, apenas para que o CEO ignore tendências e padrões importantes de dados.
“As empresas devem provar aos candidatos que estão realmente prontas para trazer um cientista de dados a bordo. Frequentemente, especialmente em startups, uma empresa diz: ‘Temos dados e, portanto, precisamos de um cientista de dados’. Mas pode ser como contratar um chef antes mesmo de você terminar a cozinha: a empresa tem uma maneira de extrair o dados? Possui a infraestrutura necessária para analisar verdadeiramente os dados? Uma empresa deve ter a estrutura e a liderança certas para maximizar verdadeiramente um cientista de dados quando ele for contratado”, diz Zargham, de Harness. “Isso os tornará muito atraentes para um candidato forte, mesmo à custa de uma empresa maior com uma conta bancária maior”.
A cultura da sua empresa suporta suas iniciativas de dados? A liderança executiva e a alta gerência adotam uma estratégia clara de dados – orçamentos e tudo? Seus cientistas de dados poderão levar as preocupações de dados diretamente à liderança e ser levadas a sério? Caso contrário, você terá muito trabalho a fazer antes que possa contratar – e reter – os melhores talentos em ciência de dados.
Josh Poduska, cientista chefe de dados do Domino Data Lab, diz que é difícil ver cientistas de dados “presos” em empresas que não levam a ciência e análise de dados a sério em sua estratégia de negócios.
“Os profissionais de dados e análise nessas empresas nunca são felizes. Eles constantemente lutam uma batalha difícil. Eles gastam muito tempo precioso removendo barreiras ao progresso e educando a liderança”, diz ele. “É essencial ter uma cultura de tomada de decisão baseada em dados. Se você pode encontrar uma empresa que evoluiu sua cultura de baseada em dados para baseada em modelo, pode ter muita confiança de que encontrou um bom lar.”
Obviamente, uma cultura orientada a dados não é apenas para cientistas de dados – ela pode beneficiar sua empresa em todos os domínios, inspirando os funcionários a explorar dados a serviço de novas idéias e feedback.
“Requer que uma empresa com visão de futuro valorize a pesquisa e dê a seus funcionários a independência para explorar novas idéias. Também requer uma forte cultura corporativa para incentivar os funcionários a abrirem buracos no pensamento atual e a buscar melhorias no status quo”, afirma McCourt.
Pode parecer impossível competir com gigantes da tecnologia como Google, Microsoft, Facebook ou Amazon, que podem oferecer pacotes lucrativos com salários e benefícios competitivos. Mas não deixe isso desencorajar sua organização a tentar recrutar os melhores e mais brilhantes talentos de dados.
“Uma grande empresa sempre lhe dará um salário maior, mas possivelmente à custa de trabalhar em projetos desafiadores e exclusivos, além de ter a chance de aprender sobre outros aspectos do negócio, como você faz nas startups”, diz Zargham.
As pequenas organizações podem oferecer algo único que a maioria das grandes organizações não pode: a capacidade de ver o impacto direto do seu trabalho duro. Organizações maiores ainda podem obter esse benefício, promovendo uma mentalidade de inicialização nas unidades de negócios.
Um cientista de dados que ingressa em uma organização maior pode se sentir como uma roda dentada, trabalhando apenas em tarefas específicas que podem ser monótonas e repetitivas. Organizações menores e orientadas a dados podem oferecer mais responsabilidade aos cientistas de dados, dando a eles a chance de ver seu trabalho refletido no ROI, na receita ou na eficiência do processo. Pode ser necessário um esforço maior para organizações maiores replicarem esse tipo de ambiente, mas não é impossível.
Por fim, é uma combinação de missão, estratégia e cultura que mais atrai os cientistas de dados.
“Diferentes cientistas de dados estão procurando coisas diferentes. Mas acho que, para muitos de nós, a razão pela qual nos tornamos cientistas de dados em primeiro lugar é: queremos explorar dados interessantes, usar técnicas legais, resolver quebra-cabeças desafiadores e colaborar com pessoas afins que podemos aprender e com quem podemos crescer ”, diz Ziegler. “Qualquer empresa que pode oferecer que já ganhou metade da batalha.”
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